Salada Verde

RS identifica desafios para combate a poluição e aquecimento

Órgão estadual de meio ambiente divulga primeiro diagnóstico que mostra as principais fontes de emissões. 

Redação ((o))eco ·
24 de novembro de 2010 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

por Flávia Moraes

A FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler, do Rio Grande do Sul, acaba de cumprir a primeira etapa do Plano Clima, Ar, Energia (PACE), divulgando um diagnóstico desses três setores do Estado. O estudo foi realizado através de um projeto de cooperação entre o Governo Estadual e a França, que iniciou em março deste ano e segue até junho de 2011. Segundo a coordenadora francesa do projeto no Brasil, Charlotte Raymond, o principal objetivo do PACE é auxiliar na reestruturação da rede de monitoramento do ar da FEPAM e fornecer ferramentas e metodologias para uma gestão integrada das questões do ar, clima e energia.

Essa primeira etapa, que acaba de ser finalizada, consiste em uma análise inicial do território gaúcho no que se refere aos setores que compõem o PACE. Os principais aspectos diagnosticados para o ar, o clima e a energia do RS podem ser conferidos nos quadros abaixo.

AR

  • Identificação dos principais poluidores atmosféricos: a indústria – principalmente aquelas da Região Metropolitana de Porto Alegre, de Caxias do Sul e de Rio Grande; o transporte – excesso de carros nas ruas da capital e pouco uso de combustíveis renováveis.
  •  

  • Necessidade de centralizar os dados de qualidade do ar para melhorar a avaliação, pois hoje são obtidos por estações de monitoramento estadual e municipal, sem convergência ou comparação dos resultados.
  •  

  • Necessidade de desenvolver as ferramentas de avaliação da poluição atmosférica a fim de auxiliar os órgãos ambientais a ter uma visão global das principais fontes de emissão de poluentes e promover uma comparação entre elas (indústrias, centrais de carvão, instalações de combustão de lenhas e transporte rodoviário).
CLIMA

  • Identificação dos principais emissores de gases de efeito estufa (GEE), para definir orientações de política climática no que se refere a adaptação e mitigação. Os resultados preliminares destacaram a agricultura como a principal fonte de emissões (Gráfico 1).
Gráfico 1 – Fontes emissoras de gases de efeito estufa no RS

Fonte: PACE – Síntese do Diagnóstico – Setembro de 2010 (dados base: 2005)

  • Reconhecimento dos fatores de risco frente às mudanças climáticas, como os dados da evolução do clima no RS:

a) Aumento das temperaturas (de 2°C até 4°C) e da pluviometria (de 5% até 10%), em 2050, segundo o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais;

b) Aumento dos eventos extremos, da vazão dos cursos de água (de 30% até 40%, em 2050) e uma elevação do nível do mar (3 a 4 mm/ano).    

  • Análise do potencial para a implementação do MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, avaliando a posição do RS no Brasil em termos de projetos implementados e o potencial de desenvolvimento de projetos futuros.
– O RS ocupa o 2° lugar no país em termos de volume de reduções de emissões de GEE, com numerosos projetos na área. No entanto, é considerado como um potencial ainda pouco aproveitado, pois não faz uso da alavanca oferecida pelo mercado de carbono.
ENERGIA

Identificação do perfil energético do RS (Gráfico 2).


Gráfico 2 – Perfil energético do RS

Fonte: PACE – Síntese do Diagnóstico – Setembro de 2010 (dados base: 2008)

Quantificação do consumo final de energia (Gráfico 3).

 - O consumo final de energia do RS é de 9 milhões de tep/ano (tonelada equivalente petróleo, ou seja 11.600 kWh), com um forte predomínio do setor dos Transportes – 40%.


Gráfico 3 – Consumo de energia no RS

Fonte: PACE – Síntese do Diagnóstico – Setembro de 2010 (dados base: 2005)

  • Caracterização da energia elétrica:
a) Toda a eletricidade produzida é consumida no Estado;
b) Mais de 30% da eletricidade do RS é importada;
c) O consumo de eletricidade é de 2.134 kWh/habitante/ano (considerando todos
os setores), ou seja, 20% superior à média nacional;
d) O consumo de lenha para fins energéticos é muito importante nos setores residencial (36%), agropecuário (71%) e industrial (21%).

Frente a esse panorama diagnosticado, a coordenadora francesa do PACE afirma que, “para melhorar o monitoramento do ar e conseguir mobilizar os diversos atores sociais a agir ambientalmente, o Governo Estadual e a FEPAM precisam integrar ações nos três setores analisados (ar, clima e energia). Só assim poderão criar uma política ambiental coerente”.

No que se refere às sugestões de mudança para o RS, Charlotte destaca a questão do transporte, pela necessidade de haver um controle efetivo da poluição veicular, bem como incentivo ao uso de combustíveis renováveis e a melhoria das condições do transporte público, a fim de diminuir a quantidade de carros nas ruas. Ela também ressalta a potencialidade do setor enérgico local para produção de energias limpas, como eólica e de biomassa, ainda pouco aproveitada e ainda a necessidade de fortalecer a educação ambiental para mobilizar os cidadãos gaúchos a se comprometerem diariamente com o desenvolvimento e consumo sustentáveis. “Não adianta criarmos ações apenas com os atores políticos se a sociedade continuar com pouca educação ambiental”, declara.

Os próximos passos do PACE, que tem previsão de conclusão para a metade de 2011, consistem em estabelecer cenários de tendência, estudar as políticas públicas do RS para o meio ambiente e discutir com os diferentes setores da sociedade (social, industrial, energético, de transporte etc.) a elaboração de estratégias específicas para o ar, clima e energia. De acordo com Charlotte, o resultado de todas essas etapas será um documento estratégico com um plano de ação efetivo para melhorar as questão ambientais do Estado. .

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.