Salada Verde

Apontado pelo ministério público

Denunciado por O Eco desde outubro do ano passado por turismo predatório e cevas de onças no Pantanal, norte-americano é acusado pela promotoria no Mato Grosso.

Salada Verde ·
13 de novembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O norte-americano Charles Alexander Munn foi denunciado esta semana pelo Ministério Público Estadual (MPE) em Mato Grosso por destruir ou danificar florestas de preservação permanente e pode ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais. As irregularidades alegadas pelo órgão ocorreram no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, onde montou base sem alvará para “exploração turística” da região.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente identificou, a pedido do MPE, o uso de ceva para atrair onças na região, a fim de realizar a chamada “focagem de animais”. Conforme a reportagem, o responsável pelo acampamento Miguel dos Santos Oliveira contou que a atividade começou a ser montada entre março e maio de 2008.

O Eco vinha denunciando as atividades de Munn desde outubro do ano passado. À época, o norte-americano contestou as acusações, agora corroboradas pelo Ministério Público Estadual e órgãos ambientais de Mato Grosso. Confira as reportagens abaixo.

A promotoria também pediu que seja levantada a ficha criminal do acusado, bens que estejam em seu nome, além da apreensão das estruturas que montou na área protegida para fixação de barracas, chalana e embarcações menores usadas na “focagem de onças”.

Se as denúncias forem acatadas, deve ser instaurado um processo judicial. O visto de Munn para o Brasil vence em 2012.

Saiba mais:
Alimentando as feras no Pantanal
Uma nova entrevista com Charles Munn

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.