Salada Verde

Apontado pelo ministério público

Denunciado por O Eco desde outubro do ano passado por turismo predatório e cevas de onças no Pantanal, norte-americano é acusado pela promotoria no Mato Grosso.

Salada Verde ·
13 de novembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O norte-americano Charles Alexander Munn foi denunciado esta semana pelo Ministério Público Estadual (MPE) em Mato Grosso por destruir ou danificar florestas de preservação permanente e pode ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais. As irregularidades alegadas pelo órgão ocorreram no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, onde montou base sem alvará para “exploração turística” da região.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente identificou, a pedido do MPE, o uso de ceva para atrair onças na região, a fim de realizar a chamada “focagem de animais”. Conforme a reportagem, o responsável pelo acampamento Miguel dos Santos Oliveira contou que a atividade começou a ser montada entre março e maio de 2008.

O Eco vinha denunciando as atividades de Munn desde outubro do ano passado. À época, o norte-americano contestou as acusações, agora corroboradas pelo Ministério Público Estadual e órgãos ambientais de Mato Grosso. Confira as reportagens abaixo.

A promotoria também pediu que seja levantada a ficha criminal do acusado, bens que estejam em seu nome, além da apreensão das estruturas que montou na área protegida para fixação de barracas, chalana e embarcações menores usadas na “focagem de onças”.

Se as denúncias forem acatadas, deve ser instaurado um processo judicial. O visto de Munn para o Brasil vence em 2012.

Saiba mais:
Alimentando as feras no Pantanal
Uma nova entrevista com Charles Munn

Leia também

Análises
12 de janeiro de 2026

Guerra Irregular Ambiental: o crime evoluiu e o Estado parou no tempo

Estado enfrenta criminosos armados, instalados ou ocultos em áreas de difícil acesso e misturados a populações civis expostas à coerção, à dependência econômica ou à ausência de alternativas

Salada Verde
12 de janeiro de 2026

Filhotes gêmeos marcam primeiro nascimento de gorilas-da-montanha em 2026

Espécie é exemplo de resultados bem-sucedidos de esforços para conservação; Gêmeos são filhos de Mafuko, uma gorila de 22 anos

Salada Verde
12 de janeiro de 2026

PF prende homem por contrabando de peixes ornamentais da Amazônia em Tabatinga

A apreensão ocorreu no Aeroporto Internacional de Tabatinga e revelou o uso da fronteira amazônica para o envio ilegal de espécies nativas ao exterior

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.