Notícias

Panda$

Ainda sobre pandas, a edição da Time traz a história de um macho panda, Xiang Xiang, que nasceu em cativeiro na China e foi, no fim do ano passado, reintroduzido na natureza. Foi a primeira vez que se tentou levar um panda de volta à floresta e o resultado é um desastre. Xiang Xiang foi duramente atacado por pandas selvagens em disputas territorias e desapareceu. Sua saga trouxe à luz um programa agressivo que os chineses estão tocando para reproduzir pandas, bichos de libido reconhecidamente fraco, em cativeiro. Em 2006, nasceram 34 filhotes. Os críticos dizem não entender porque tamanho investimento nessa reprodução em massa em cativeiro, já que não existe um método provado de reintrodução do bicho na natureza. Eles suspeitam que, no fundo, o programa destina-se a levantar fundos para outros trabalhos científicos dos chineses. Filhotes de panda alcançam preços estratosféricos no mercado mundial de animais selvagens.

Redação ((o))eco ·
15 de janeiro de 2007 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
7 de agosto de 2026

Capobianco relembra ataques ao INPE: “Teve gente que não aceitou esses dados”

Em evento de divulgação da queda nos dados do desmatamento, o ministro do Meio Ambiente celebra a independência do INPE e relembra que tentaram desacreditá-lo

cropped-lula.jpg
Salada Verde
7 de agosto de 2026

Alertas de desmatamento somam 2.874,38 km² e indicam menor acumulado do Deter da história

Dados são de agosto de 2025 até o dia 31 de julho deste ano e representam uma redução de 36% comparado ao período anterior. Números animam governo

Análises
7 de agosto de 2026

Cadastro Ambiental Rural precisa respeitar os direitos de povos e comunidades tradicionais

A criação do módulo para cadastros de PCTs no Sicar é um avanço, mas ainda persistem barreiras estruturais que comprometem o reconhecimento dos direitos e das realidades dos territórios

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.