Salada Verde

Mercado negro de animais silvestres em SP

Em apenas um dia de operação, Policia Civil e Ibama em São Paulo apreenderam mais de 200 animais silvestres que seriam vendidos em feiras livres da cidade. A operação, realizada no último domingo (26), ocorreu em dois pontos da zona leste, a feira do rolo de Vila Mara, região de São Miguel Paulista, e na área conhecida como Aquário Itaquera, onde são vendidos produtos para aquarismo e jardinagem. Na Vila Mara, várias iguanas, jabuti, diversas espécies de aves e até uma serpente foram apreendidas na feira e em casas próximas, usadas para abrigar os animais, vindos principalmente da Bahia.No Aquário Itaquera, mais iguanas, jabutis e até um casal de esquilos foram resgatados. Os esquilos, segundo Marcelo Rocha, presidente da não-governamental SOS Fauna, que ajudou na operação, foram trazidos no lugar de um casal de macacos, encomendado a um dos traficantes, mas que não foi encontrado. A existência de um mercado consumidor para tais “produto”, inclusive, é o principal motor da venda de animais silvestres, segundo especialistas. Os animais estão sob cuidados da SOS Fauna. Cerca de 30 pessoas foram presas nas operações, quatro delas continuam na cadeia pro formação de quadrilha.

Salada Verde ·
28 de abril de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
28 de agosto de 2026

Paulo Artaxo explica o El Niño no Brasil em entrevista ao Vozes do Planeta

Fenômeno deve ganhar força até outubro e expõe vulnerabilidade do agronegócio e da infraestrutura urbana, afirma o climatologista da USP no novo episódio do podcast

Análises
28 de agosto de 2026

Soluções Baseadas na Natureza transformam as cidades

Construir cidades com a natureza significa superar a falsa oposição entre desenvolvimento urbano e conservação da natureza

Notícias
27 de agosto de 2026

Desmatamento na Amazônia chega ao menor patamar desde 2013

Terras Indígenas são as áreas menos desmatadas, com o equivalente a somente 1,7% do total derrubado na região; quase 60% das TIs tiveram desmatamento zero

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.