Colunas

Santa Catarina: riquezas não rimam com cuidado ambiental

Um estado de economia forte, formidáveis atrações naturais e eventos como a Oktoberfest não é capaz de cuidar do saneamento básico

7 de outubro de 2013 · 11 anos atrás
  • Maria Tereza Jorge Pádua

    Engenheira agrônoma, membro do Conselho da Associação O Eco, membro do Conselho da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Nat...

No litoral sul de Florianópolis, ostras exigem mar limpo. Foto: Eduardo Pegurier.

Apreciadora fanática de ostras como sou e morando onde existe a maior produção do Brasil, presto muita atenção nas notícias e acontecimentos que possam poluir mais ainda o mar de Santa Catarina, onde estas maravilhas da gastronomia são obtidas.

Todos nós sabemos que tudo de ruim que se faz nas nossas costas acaba no mar, o grande receptor de todos os dejetos. Quando há muita chuva com enchentes, desbarrancamentos e ventos, já é um aviso que comer ostras cruas não é uma boa ideia. Quando, como aconteceu recentemente, o descuido de empresas leva contaminantes tóxicos ao mar, até o governo regional proíbe a venda e o consumo de ostras.

No entanto, mais grave é receber a notícia que o estado de Santa Catarina, no sul do país, é um dos que têm o mais baixo índice de tratamento de esgotos do país menos de 20% nas suas grandes cidades e até mesmo em Blumenau, que se orgulha de ter sido originada por uma colonização de alemães, que hoje são ricos, poderosos e educados. A mesma Blumenau da Oktoberfest. Mas, nem a ilha de Santa Catarina, onde se localiza grande parte da cidade de Florianópolis, anda muito melhor em matéria de saneamento urbano.

Estamos falando do mesmo estado que é tão rico que consegue manter nada menos que cinco times de futebol razoáveis nas series A e B do futebol nacional; o mesmo que tem elevados índices de desenvolvimento econômico e humano e que é, em muitos campos, exemplo nacional. Do estado que é o mais procurado para turismo com uma infraestrutura invejável, com grandes polos industriais, boas universidades, etecetera e tal. E se fala da mesma ilha que se autodenomina a “ilha da magia”, por suas praias maravilhosas e pelo enorme desenvolvimento do seu turismo. E, o mais surpreendente, como pode acontecer situação tão paradoxal no estado que é o maior produtor de ostras do país?

Tem festa, mas falta esgoto

“…nas semanas da Oktoberfest talvez seja mais prudente beber cervejas boas e esquecer que os restos delas e outros poluirão os cursos de água”.

Para os políticos, saneamento não tem glamour. Tratamento de esgoto não é visível, não oferece oportunidade para inaugurações, não dá para iluminar como uma ponte Hercílio Luz, não se vê de imediato as danosas consequências de sua falta para o ambiente e para a saúde e, portanto, para a economia local. Há no estado até quem defenda a permanência de clubes e bares invasores das restingas e praias, inclusive no famoso Jurerê Internacional, que significa mais e mais esgoto sem tratar ou mal tratado, que acaba no mar.

Santa Catarina, através de seus representantes eleitos pelo povo, tem-se notabilizado pela falta de cuidados ambientais. A Lei do Código Ambiental do estado deixa muito a desejar no que diz respeito à conservação da biodiversidade e foi aprovada com o apoio da base ruralista, por unanimidade quase que por aclamação antes mesmo que o novo Código Florestal do país. Seus parques estaduais, embora numerosos e importantes, encontram-se abandonados, como, por exemplo, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e até mesmo o do Rio Vermelho em plena capital, Florianópolis. Seus recursos naturais sequer são adequadamente aproveitados para o ecoturismo, como as avistagens de baleias francas, ou a dos papagaios charões, que se congregam em mais de 10.000 por ano na serra entre Painel e Urupema, na época dos pinhões, sendo a maior concentração de papagaios conhecida no mundo. Seus parques nacionais: Parque Nacional de São Joaquim e o Parque Nacional de Aparados da Serra também não são bem valorizados.

Muito poderia ser feito de bom em termos ambientais pelo estado que pretende ser exemplo em outros setores e atividades. Se os governos abandonassem as medidas populistas, seria possível evitar as grandes tragédias decorrentes das chuvas. Não seria preciso fazer obras faraônicas, mas sim medidas simples de proteção à natureza: preservar as áreas de risco obedecendo à legislação em vigor, cuidar de áreas de preservação permanente, matas ciliares, áreas de grande declividade; fazer coleta adequada de lixo, limpar drenos e cuidar dos grandes centros urbanos, como Blumenau, com adequada rede de esgoto.

Mas nas semanas da Oktoberfest talvez seja mais prudente beber cervejas boas e esquecer que os restos delas e outros poluirão os cursos de água que estão justamente no vale do Itajaí local que tem assistido a grandes enchentes , até, finalmente, desaguar no mesmo mar, tão decantado e apreciado no Brasil, mesmo que 50% de suas praias mais conhecidas já estejam impróprias para banhos.

Comer ostras por aqui ainda é possível, mas com muito cuidado a respeito de onde elas estão sendo cultivadas, pois mesmo em Florianópolis, em bairros chiques se pode assistir restos de esgotos caminhando para o mar.

As recém-empossadas autoridades estaduais e municipais já mostraram alguma sensibilidade pela temática ambiental e mais responsabilidade social que seus predecessores, que deixaram uma pesada herança maldita. Espera-se que continuem aprofundando suas responsabilidades para construir um estado melhor, mais limpo e cada vez mais atraente.

 

Leia também
As piruetas das baleias francas, em plena Florianópolis
Aterrando mangues e destruindo o futuro
Gestores ambientais são cúmplices do avanço das hidros

 

 

 

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.