Notícias

Após terremoto, uma nova ilha surge no Paquistão

Uma ilha de rocha e lama surgiu na costa do Paquistão após um forte terremoto. Veja o antes e depois em imagens de satélite.

Paulo André Vieira ·
30 de setembro de 2013 · 12 anos atrás

No dia 24 de setembro de 2013 um terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter atingiu o oeste do Paquistão, causando a morte de pelo menos 350 pessoas e deixando mais de 100.000 desabrigados. O terremoto causou também o surgimento de uma ilha na baía ao leste da cidade portuária de Gwadar. Uma imagem feita pelo satélite EO-1 da NASA no dia 26 de setembro mostra a nova ilha, que não estava lá em uma imagem anterior, de 17 de abril, feita pelo Landsat 8.

Nesta foto do Instituto Nacional de Oceanografia do Paquistão é possível ver a ilha mais de perto. Podemos ver que sua superfície é uma mistura de lama, areia fina e rocha sólida.

Aquela região é propícia para a formação dessas ilhas, também chamadas de vulcões de lama. Quando uma camada superficial de gases ou fluidos sob pressão é perturbada pelas ondas sísmicas de um tremor de terra, esses gases sobem para a superfície, levando rocha e lama com eles.

Essas ilhas não costumam durar muito tempo. Nas imagens abaixo podemos ver outro exemplo de uma ilha similar, registrada pelo EO-1 em janeiro de 2011, mas que não aparecia em imagens feitas no ano anterior.

Tal fenômeno não ocorre apenas no mar. A imagem abaixo mostra dois desses vulcões de lama próximos da costa do Paquistão. O maior deles, o Chandragup I, tem cerca de 100 metros de altura, com um cratera de lama de 15 metros de diâmetro que transborda periodicamente.

 

Leia também
A beleza das ilhas vistas do espaço
A fúria dos vulcões vistos do espaço

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Análises
13 de fevereiro de 2026

O Carnaval é termômetro para medir nossos avanços no enfrentamento da crise climática

Os impactos da crise climática já são um problema do presente. Medidas políticas eficazes de prevenção aos eventos climáticos extremos não podem ser improvisadas às vésperas das festividades

Salada Verde
13 de fevereiro de 2026

Operação da PF apreende dragas e embarcações usadas em garimpo ilegal no rio Negro

Ação integrada em Iranduba, na região metropolitana de Manaus, mira extração clandestina de ouro e estaleiro usado para manutenção de equipamentos ilegais

Notícias
12 de fevereiro de 2026

Desmatamento e degradação têm queda expressiva na Amazônia

Governo federal comemora tendência de queda e mira na meta do desmatamento zero até 2030. Cerrado também apresentou redução no desmate

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.