Jornalismo feito com imagens de satélite e ferramentas geoweb

Os rios brasileiros fotografados por astronautas
Paulo André Vieira - 03/12/12

O site Gateway to Astronaut Photography of Earth abriga a maior e mais completa coleção de fotografias do nosso planeta feitas por astronautas. São mais de 1.500.000 fotos desde as missões Mercury, no início dos anos 1960, os astronautas vem tirando fotos da Terra. A partir deste incrível banco de dados é possível encontrar milhares de fotos dos mais diversos temas. E diariamente mais fotos são incluídas vindas diretamente da Estação Espacial Internacional. Abaixo selecionamos algumas fotos de rios brasileiros nos últimos 30 anos. As fotos são uma cortesia do Image Science & Analysis Laboratory, NASA Johnson Space Center.

O rio Paraná visto da Estação Espacial Internacional nesta foto de fevereiro de 2012.O rio Paraná visto da Estação Espacial Internacional nesta foto de fevereiro de 2012.

Nesta foto de outubro de 2009, várias tempestades podem ser vistas sobre o rio Madeira.Nesta foto de outubro de 2009, várias tempestades podem ser vistas sobre o rio Madeira.

Nesta foto de agosto de 2009 podemos ver o Lago do Erepecu e o rio Trombetas refletem a luz do sol.Nesta foto de agosto de 2009 podemos ver o Lago do Erepecu e o rio Trombetas refletem a luz do sol.

O sol pinta de dourado a bacia do rio Amazonas nesta foto de agosto de 2008.O sol pinta de dourado a bacia do rio Amazonas nesta foto de agosto de 2008.

Neste foto de novembro de 2007 podemos ver o mosaico de cores que cerca o reservatório de São Simão, perto da confluência dos rios Paranaiba e Verde, na divisa entre Minas Gerais e Goiás.Neste foto de novembro de 2007 podemos ver o mosaico de cores que cerca o reservatório de São Simão, perto da confluência dos rios Paranaiba e Verde, na divisa entre Minas Gerais e Goiás.

O rio Caravelas deságua na Ponta da Baleia, na Bahia, nesta foto de dezembro de 2006.O rio Caravelas deságua na Ponta da Baleia, na Bahia, nesta foto de dezembro de 2006.

Nesta foto de setembro de 2006 o rio Negro se espalha ao redor de vária ilhas ao norte de Manaus.Nesta foto de setembro de 2006 o rio Negro se espalha ao redor de vária ilhas ao norte de Manaus.

Uma tempestade se forma perto do rio Paraná, nesta foto de fevereiro de 1984.Uma tempestade se forma perto do rio Paraná, nesta foto de fevereiro de 1984.



Copyright © Todos os direitos reservados.