Fotografia

Na foto de Araquém, o homem e a natureza

Renomado fotógrafo reuniu 81 imagens em preto e branco no livro "Fotografias". Ele explora os biomas, as pessoas e as paisagens.

Redação ((o))eco ·
2 de dezembro de 2010 · 15 anos atrás

Araquém Alcântara é um dos mais conhecidos fotógrafos de natureza do Brasil. Sua vasta carreira é marcada pela publicação de obras que se tornaram sucessos de venda. “Terra Brasil”, por exemplo, é um dos mais bem sucedidos livros do genêro no país, com 12 edições e 82 mil cópias vendidas. No próximo dia 8 de dezembro, o fotógrafo está lançando a coleção “Araquém Alcântara: Fotografias”. São 81 fotos em preto e branco, selecionadas de um arquivo de 800 fotos feitas ao longo dos anos e diversas viagens ao redor do país.

O foco principal da obra é revelar a relação entre o homem e a natureza, contou Araquém em entrevista a ((o))eco. “Sempre foi assim, mas talvez por ter uma carência de fotógrafos de natureza, esse lado tenha se destacado mais. Mas eu sempre vi tudo como uma mesma força”, pondera.

Abaixo, no slide show, temos uma seleção de 20 fotos do livro “Fotografias”. Para ver as fotos e ouvir as explicações de Araquém Alcântara clique no botão de ‘play’. Ou utilize as setas no canto inferior direito para ver as fotos (texto e entrevista: Gustavo Faleiros)

 

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.