Fotografia

Na foto de Araquém, o homem e a natureza

Renomado fotógrafo reuniu 81 imagens em preto e branco no livro "Fotografias". Ele explora os biomas, as pessoas e as paisagens.

Redação ((o))eco ·
2 de dezembro de 2010 · 15 anos atrás

Araquém Alcântara é um dos mais conhecidos fotógrafos de natureza do Brasil. Sua vasta carreira é marcada pela publicação de obras que se tornaram sucessos de venda. “Terra Brasil”, por exemplo, é um dos mais bem sucedidos livros do genêro no país, com 12 edições e 82 mil cópias vendidas. No próximo dia 8 de dezembro, o fotógrafo está lançando a coleção “Araquém Alcântara: Fotografias”. São 81 fotos em preto e branco, selecionadas de um arquivo de 800 fotos feitas ao longo dos anos e diversas viagens ao redor do país.

O foco principal da obra é revelar a relação entre o homem e a natureza, contou Araquém em entrevista a ((o))eco. “Sempre foi assim, mas talvez por ter uma carência de fotógrafos de natureza, esse lado tenha se destacado mais. Mas eu sempre vi tudo como uma mesma força”, pondera.

Abaixo, no slide show, temos uma seleção de 20 fotos do livro “Fotografias”. Para ver as fotos e ouvir as explicações de Araquém Alcântara clique no botão de ‘play’. Ou utilize as setas no canto inferior direito para ver as fotos (texto e entrevista: Gustavo Faleiros)

 

Leia também

Análises
15 de janeiro de 2026

Autogestão comunitária como princípio de Justiça Ambiental

Livres consultas recíprocas estabeleceram benefícios econômicos para todos, que assumem práticas ambientalmente corretas sem sacrificar individualidade alguma

Externo
15 de janeiro de 2026

Por que forçar as pessoas a adotar práticas ecológicas pode sair pela culatra

Um novo estudo revela um dilema para a política climática: as pessoas não gostam quando dizem a elas o que fazer

Por Tik Root
Notícias
15 de janeiro de 2026

Saúde na Amazônia precisa ser redesenhada diante da crise climática, defendem pesquisadores

SUS na Amazônia precisa se adaptar às mudanças climáticas, incorporando saberes tradicionais, indicadores locais e estratégias de cuidado ajustadas ao território, apoiam

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.