Fotografia

Na foto de Araquém, o homem e a natureza

Renomado fotógrafo reuniu 81 imagens em preto e branco no livro "Fotografias". Ele explora os biomas, as pessoas e as paisagens.

Redação ((o))eco ·
2 de dezembro de 2010 · 15 anos atrás

Araquém Alcântara é um dos mais conhecidos fotógrafos de natureza do Brasil. Sua vasta carreira é marcada pela publicação de obras que se tornaram sucessos de venda. “Terra Brasil”, por exemplo, é um dos mais bem sucedidos livros do genêro no país, com 12 edições e 82 mil cópias vendidas. No próximo dia 8 de dezembro, o fotógrafo está lançando a coleção “Araquém Alcântara: Fotografias”. São 81 fotos em preto e branco, selecionadas de um arquivo de 800 fotos feitas ao longo dos anos e diversas viagens ao redor do país.

O foco principal da obra é revelar a relação entre o homem e a natureza, contou Araquém em entrevista a ((o))eco. “Sempre foi assim, mas talvez por ter uma carência de fotógrafos de natureza, esse lado tenha se destacado mais. Mas eu sempre vi tudo como uma mesma força”, pondera.

Abaixo, no slide show, temos uma seleção de 20 fotos do livro “Fotografias”. Para ver as fotos e ouvir as explicações de Araquém Alcântara clique no botão de ‘play’. Ou utilize as setas no canto inferior direito para ver as fotos (texto e entrevista: Gustavo Faleiros)

 

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal

Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF

Notícias
12 de dezembro de 2025

“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros

Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.