Notícias

Canário-da-terra-verdadeiro: um pássaro, não um lutador de ringue

Por ser bom de briga, este canário é usado em disputas violentas entre pássaros, para apostar no vencedor. Foto: Dario Sanches

Duda Menegassi ·
27 de julho de 2012 · 14 anos atrás
Foto: Alejandro Bayer Tamayo/Flickr.

A homenagem de ((o))eco esta semana vai para o canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola), um pássaro caracterizado pelo amarelo forte de suas penas e pelo seu canto melódico. Outrossim chamado de canário-da-terra, no Brasil, ocorre do Maranhão até o Rio Grande do Sul e, na América do Sul, é encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e nas Guianas.

Esta ave tem em média 13,5 centímetros e pesa 20 gramas. Seu habitat preferido são as regiões áridas, como os campos secos, a Caatinga e áreas de Cerrado. Sua alimentação principal são sementes. Na reprodução, a fêmea põe cerca de 4 ovos, chocados por um período de 15 dias. Seus ninhos são cavidades ou até mesmo outros ninhos abandonados, como casas de joão-de-barro vazias.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



São pássaros agressivos na hora de defender o ninho ou de disputar uma fêmea com outro macho. Por ser bom de briga, este canário é usado em disputas violentas entre pássaros, para apostar no vencedor. Essa prática bárbara e ilegal costuma deixar as aves feridas e deve ser denunciada à Polícia e ao Ibama.

A beleza e o canto também fazem com que o canário-da-terra seja comumente engaiolado, ainda que sem a licença obrigatória do IBAMA. Até agora, não corre risco de extinção, o que não torna menos cruel o seu cativeiro ou uso como animal de briga.

 

Leia Também

Cantoria da covardia nas feiras de passarinhos

Mil canários apreendidos no MS

 

 

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
16 de setembro de 2026

Cientistas registram primeiro caso de anta com anomalia de pigmentação

Animal raro foi documentado por armadilhas fotográficas no Cerrado, dentro do Parque Estadual Veredas do Peruaçu, norte de Minas Gerais

Salada Verde
16 de setembro de 2026

World Cleanup Day mobiliza voluntários para limpar praias em nove municípios

Ações da Rede Biomar integram limpeza de praias, ciência cidadã e educação ambiental; Mobilização ocorre em setembro em praias de Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco

Externo
15 de setembro de 2026

Data center pega de surpresa cidade mineira que sofre com falta d’água

A Atlas Renewable Energy está planejando um data center de 1 gigawatt no município de Paracatu, que supera a capacidade de energia combinada de todas as instalações desse tipo atualmente instaladas no Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.