Notícias

Primeiro registro de jubarte encalhada em 2012

Avistada por um turista, a baleia, um macho jovem, apareceu morta no Parcel das Pareces, um conjunto de recifes perto do litoral baiano.

Vandré Fonseca ·
26 de julho de 2012 · 13 anos atrás
Foto: José Carlos Ferreira
Foto: José Carlos Ferreira

Uma baleia jubarte foi encontrada morta, no final da tarde de terça-feira (24), no Parcel das Pareces, um conjunto de recifes próximo a Abrolhos, no litoral sul da Bahia. O registrofoi feito por um turista que passava pelo local e fotografou o animal. Trata-se do primeiro encalhe no litoral baiano em 2012. De acordo com a veterinária Adriana Colósio, do Instituto Baleia Jubarte, era um macho juvenil.

“A jubarte já estava em avançado estado de decomposição e optamos por não fazer a avaliação in loco para evitar que o sangue e o óleo da gordura atraíssem tubarões, o que poderia colocar a equipe em risco e causar acidentes”, conta a veterinária. Ela explica que quando o animal é encontrado vivo, é feito todo o esforço para devolvê-lo ao mar com saúde.  “No caso do animal morto é feita uma avaliação, além da coleta de material para análise”, explica.

Com o início da temporada de baleias jubarte no Brasil, que vai até o mês de novembro, aumentam as ocorrências de encalhe da espécie. Este ano, são esperadas 10 mil baleias jubarte no litoral brasileiro. Para atender casos de encalhes de baleias, golfinhos, focas ou lobos-marinhos, o Programa Resgate do Projeto Baleia Jubarte, financiado pela Petrobrás e feito em parceria com o Projeto Mamíferos Aquáticos, possui um serviço de emergência por telefone, que funciona 24 horas por dia.

Os números para alertas são:
(71) 3676-1463 e (71) 8154-2131, na Praia do Forte
(73) 3297-1340 e (73) 8802-1874, em Caravelas.

Leia também

Salada Verde
18 de dezembro de 2025

Instituto mira na proteção do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do país

Universidades e centros de pesquisa querem integrar ciência e políticas para impulsionar conservação e desenvolvimento

Colunas
18 de dezembro de 2025

#esselivroéobicho

Poucos são os livros informativos que apresentam às crianças – com arte, ciência e estética – a diversidade da #faunabrasileira

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade

Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.