
O pinguim-das-galápagos (Spheniscus mendiculus) é uma ave endêmica das Ilhas Galápagos, no Equador. Na natureza, esta é a única espécie de pinguins que pode ser encontrada ao norte do Equador. Sua sobrevivência em clima quente do Equador se deve às frias correntes oceânicas da sua área de ocorrência. No entanto, estão ameaçados pela poluição dos mares, as capturas acidentais em redes de pesca e pelas mudanças climáticas globais que afetam seu habitat. Além disso, espécies introduzidas nas ilhas representam outros perigos como, por exemplo, cães que são portadores de doenças que podem se espalhar para os pinguins e gatos que se tornaram predadores. Ainda há os ventos fortes dos últimos El Niños que causaram mortalidade de 77% da população. Hoje estima-se que existam menos de 2000 indivíduos. A Lista Vermelha da IUCN classifica o pinguim-das-galápagos como uma espécie Em Perigo de extinção.
Leia Também
A baleia-franca-do-atlântico-norte e o incerto destino
Os dugongos merecem mais respeito
O segundo turno da doninha-de-patas-pretas
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Conama discute revisão de regra para APPs e proteção de olhos d’água intermitentes
Revisão da Resolução 303/2002 será discutida nesta terça-feira; especialistas defendem que proteção de olhos d’água intermitentes seja mantida de forma expressa na norma →
Mundo precisa investir US$ 1,7 trilhão por ano para aumentar renováveis até 2030
Valor é quase três vezes superior ao investimento de 2025, segundo a Irena; 93 de 120 NDCs dependem total ou parcialmente de apoio internacional →
Deputado que propôs a derrubada do Parque Nacional do Albardão é reeleito no RS
Alceu Moreira, que entrou com um projeto de anulação da unidade de conservação do município de Santa Vitória do Palmar, foi o 5° candidato mais votado do estado para o cargo →
