Colunas

Beija-flor, o cupido da Amazônia Boliviana

Um ensaio fotográfico sobre o nascimento de dois beija-flores-dourados, um dos polinizadores mais importantes da floresta amazônica.

25 de janeiro de 2013 · 11 anos atrás
  • Eduardo Franco Berton

    Assessor jurídico da Natura Bolívia, organização apoiada pela Fundação Avina, com atuação na Amazônia e membro da Aliança Reg...

“Conta uma lenda dos guaranis na Amazônia que os homens quando morriam deixavam seu corpo na terra; mas sua alma, quando se desprendia dele, se escondia numa flor. Por isso os beija-flores ─ que eles chamam Mainumbi ─ vão voando de flor em flor, buscando recolher almas para leva-las até o paraíso”.

Este é um dos vários mitos que tem acompanhado por gerações a existência destas pequenas e belas aves. E não é para menos: o nobre e importantíssimo serviço que elas realizam na polinização de milhares de flores, de uma diversidade de plantas (entre 500 e 3 mil, diariamente), ajuda na reprodução e regeneração natural da floresta, mantendo a saúde do majestoso bioma amazônico, garantindo a diversidade genética do bosque.

A serenidade de uma mãe beija-flor. A ave mais inquieta de todas agora pousa tranquilamente, cuidando de sua valiosa descendência. Serão necessários entre 14 e 21 dias e uma temperatura constante de 35.6°C para os ovos serem chocados.

Foto: Eduardo Franco Berton

São quase 384 espécies, a maioria delas habitantes da Amazônia. Apesar da beleza natural, o que mais chama atenção nos beija-flores é seu surpreendente voo, já que são os únicos pássaros que podem voar para trás. Fazem a manobra após terminarem de se alimentar, e se mantém suspensos no ar enquanto coletam néctar das flores. Eles são capazes de fazer um curioso e veloz voo ziguezagueando ao redor da fêmea como parte do cortejo antes do acasalamento, uma espécie de ‘baile da conquista’ muito peculiar. Este jeito de voar faz que consumam uma grande quantidade de calorias, já que eles têm que bater as pequenas asas até 70 vezes por segundo para conseguir esta incrível façanha.

Este veloz bater de asas produz um zumbido característico dos beija-flores, algo semelhante ao ruído de uma abelha, que não é mais do que o som do movimento de suas asas, que lhes permite atingir velocidades entre 40 e 80 km/h. Isto faz que seus corações cheguem a bater entre 500 e 600 vezes por minuto, chegando até 1.260 batidas, quando estão em disputa com outros beija-flores.

Com tudo isso, o metabolismo destas aves é bastante acelerado, e aí está a importância e a necessidade do néctar de flores em sua alimentação: porque fornecem a energia para resistir a estes voos fantásticos. A dieta é complementada com insetos, principal fonte de proteínas.

O nascimento de dois beija-flores

Pela primeira vez, logrei observar e retratar um exemplar de beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura) no ninho. A ave chocou os ovos com o calor de suas asas verde-amarelas. Entre 15 e 21 dias, os ovos se tornariam um par de pequenos e delicados ‘cupidos’ que passariam o resto de seus dias (três ou quatro anos) voando e beijando quantas flores encontrassem em seu caminho, tornando-se uma parte essencial do ciclo natural.

*Com a colaboração de Carlos Durán Guachalla

 

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Análises
28 de março de 2024

O Turismo ocupando seu lugar na gestão participativa das Unidades de Conservação

Entidades do Trade Turístico podem – e devem! – participar do debate e contribuir com a gestão das áreas naturais protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.