Dicionário Ambiental

O que são Cotas de Reserva Ambiental (CRAs)

Entenda este mecanismo, uma solução inteligente na resolução do enorme passivo ambiental brasileiro

12 de fevereiro de 2015 · 9 anos atrás

As Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) são títulos que representam de uma área de cobertura vegetação natural em uma propriedade que podem ser usados para compensar a falta de Reserva Legal em uma outra. Cada cota corresponde a 1 hectare (ha) e elas podem ser criadas por proprietários rurais que tenham excesso de reserva legal para que negociem com produtores com menos área de reserva que o mínimo exigido.

O Código Florestal Brasileiro exige que todas as propriedades rurais, em território nacional, mantenham uma porcentagem da área com cobertura de vegetação nativa. Esta Reserva Legal pode variar entre 20% a 80% da propriedade, conforme o bioma e a região em que se localize o imóvel.

As propriedades rurais que não atendem aos percentuais acima estão em déficit de reserva legal e precisam ser regularizadas. Estudos estimam que, em todo o país, este déficit é de, pelo menos, 174 mil km² (ou 17.400.000 ha) de reserva legal. A área é quase do tamanho do estado do Paraná e deve ser regularizada a partir das regras em vigor no Código: os produtores que desmataram àreas naturais antes de julho de 2008, além das opções de recompor a área por meio de plantio de mudas ou de regenerar a vegetação natural, também podem compensá-las monetariamente. Essa compensação de reserva legal é feita por meio das Cotas de Reserva Ambiental.

Elas foram introduzidas na legislação brasileira pelo Código Florestal de 1965 e mantidas no de 2012. As cotas são consideradas uma resposta inteligente na resolução do enorme passivo ambiental brasileiro, já que possibilitam a criação de um mercado promissor de ativos ambientais, de compra e venda de CRAs. As cotas podem ser vendidas para aqueles que precisam compensar a Reserva Legal, sendo assim uma fonte de renda extra para quem as cria e vende.

Importante ressaltar que as CRAs dão direito apenas à regularização do passivo ambiental de quem compra. A responsabilidade pela manutenção da vegetação nativa, assim como a propriedade da terra, continua a ser do vendedor.

Para que as trocas comerciais ocorram, no entanto, produtores rurais aguardam a regulamentação das CRAs por parte do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Embora haja a previsão legal, ainda faltam regras que definam num ambito nacional o procedimento. Outro pré-requisito previsto no Código para a criação de CRAs é que as propriedades rurais tenham feito seu Cadastro Ambiental Rural (CAR), ainda não implementado por completo em todo o país.

Apesar destes obstáculos, já há um mercado de compra e venda de cotas de reserva legal. Por exemplo, a Bolsa Verde do Rio de janeiro (BVRio) criou uma bolsa de valores ambientais que possibilita, através de operações de mercado, produtores e proprietários rurais ganhem dinheiro com a preservação da vegetação nativa de seus imóveis. A comercialização das CRAs é feita por meio de contratos onde o vendedor se compromete a criar as CRAs e entregá-las ao comprador mediante o pagamento, a ser realizado na entrega das CRAs, de um preço previamente acordado entre as partes.

Saiba Mais
Cartilha sobre Cotas de Reserva Legal

Leia também

Dicionário Ambiental
22 de janeiro de 2015

O que é a regularização fundiária de unidades de conservação

Além de estabelecer os limites territoriais, é necessário para a implementação de áreas protegidas consolidar o domínio da área.

Dicionário Ambiental
30 de janeiro de 2015

O que é a Compensação Ambiental

Saiba mais sobre este instrumento que visa equilibrar os prejuízos ao meio ambiente causados por empreendedores de significativo impacto ambiental.

Dicionário Ambiental
5 de fevereiro de 2015

O que é o programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia)

Saiba mais sobre aquele que é considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 6

  1. Rento diz:

    Qual O estado com maior défti?
    Renato, de santa maria da vitoria bahia


  2. Rita Maria Rauber diz:

    Gostaria de mais informações, pois tenho interesse em vender cotas. Como seria o pontapé inicial pra isso?


  3. Cleonice Siuza diz:

    Lindo! Lindo! Maranhão,pontos turisticos.

    Irei visita-los breve.


  4. Douglas diz:

  5. Luiz Eduardo diz:

    Como é a tributação para aquele que vende a CRA?


  6. Wagner de Almeida diz:

    .Acho que tá na hora de preservar a Serra de Paranapiacaba em sp,afinal os recursos hídricos do Leste sul Paulista estão comprometidos com reservas tecnicas e as especulações imobiliarias persistem!