Os dez municípios brasileiros da Amazônia Legal que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento Humano foram criados nas duas última décadas. Emancipados a partir de 1991, os municípios de Ribamar Fiquene (MA), Pugmil (TO), Cutias (AP), Monte Santo do Tocantins (TO), Ipueiras (TO), Mateiros (TO), Palmeiras do Tocantins (TO), Abreulândia (TO), Ipiranga do Norte (MT) e Parecis (RO) obtiveram crescimento de mais de 0,4 entre 1991 e 2010 no principal indicador de desenvolvimento do planeta. O IDH varia entre 0,0 e 1,0, sendo que, quanto maior o número, mais desenvolvida é considerada uma região. Antes da emancipação, a região de todos estes dez relacionados tinha IDH inferior a 0,28, número considerado muito baixo. As informações sobre variação de IDH foram divulgadas em julho no Atlas de Desenvolvimento Humano (clique aqui para baixar uma tabela em Excel organizada pela reportagem com base nos dados divulgados com a variação de IDH de todos os municípios da Amazônia).
Os dados indicam que a emancipação política, a criação de administrações locais e a maior presença do Estado em áreas com pouca estrutura foi importante para a evolução do IDH. Dos dez municípios com maior evolução, seis são do Tocantins, Estado mais novo do Brasil. Trata-se de um indicativo e a análise de outras variáveis, como índices de educação e distribuição de renda, é importante para comprovar a relação entre maior presença do Estado s e aumento do IDH. Vale ressaltar que, apesar do avanço, porém, assim como na maioria dos municípios da Amazônia, o desenvolvimento ainda é considerado médio. E lembrar que, em algumas regiões, a ocupação foi marcada pelo desmatamento e degradação ambiental.
Baixe as informações que embasaram esta datareportagem. Clique aqui para obter uma tabela em excel ou em arquivo tipo .csv, com a evolução de IDHM (dados de 1991, 2000 e 2010) de todos os munípios da Amazônia Legal.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Copa de 2026 será disputada sob calor agravado pelas mudanças climáticas, aponta estudo
Levantamento aponta que o aquecimento global aumentou o risco de calor extremo em 97 dos 104 jogos da Copa do Mundo de 2026, dos EUA, México e Canadá →
Livro leva leitores numa expedição por 75 parques nacionais do Brasil
Obra lançada na UCBIO acompanha viagem de Letícia Alves e Dennis Hyde, num convite para que as pessoas conheçam e se encantem com os parques brasileiros →
Avanço de pastos e lavouras aumenta acidentes em rodovia de São Paulo
Estudo liga a perda de áreas naturais a mais de 1,4 mil acidentes com mamíferos em uma das rodovias mais importantes de São Paulo →

