Notícias

Superporto de Eike é campeão de devastação de Mata Atlântica

Empreendimento bilionário colocou São João da Barra (RJ) no topo da lista de municípios com maior área desmatada de 2011 para 2012

Redação ((o))eco ·
11 de julho de 2013 · 11 anos atrás

O Superporto do Açu, empreendimento apresentado como maior projeto de infraestrutura portuária do Brasil, foi o que provocou maior devastação de áreas da Mata Atlântica entre 2011 e 2012 em todo o país. Em sua fase final de instalação, a obra de custo estimado em pelo menos R$ 4 bilhões, levou a destruição de uma área de 937 hectares de restinga, colocando São João da Barra, no Rio de Janeiro, no topo da lista dos municípios que mais perderam vegetação de Mata Atlântica no período. Trata-se de um dos principais projetos do bilionário Eike Batista no país, um empreendimento da LLX Logística, empresa do grupo EBX. A relação de municípios que mais devastaram áreas de mata, restinga e mangue foi divulgada em junho e faz parte do Atlas dos Remanescentes Florestas (clique para baixar documento PDF). A estimativa foi feita com base em observação de satélites por meio de uma parceria o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação SOS Mata Atlântica.

Estrago ambiental é o maior do país. Foto: Divulgação/LLX

Na página do empreendimento, a empresa afirma que “atende rigorosamente a legislação ambiental” e lista iniciativas para compensar o impacto, incluindo a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara. O Data Cidades organizou os dados em um mapa em que é possível observar outras áreas com alto índice de devastação da Mata Atlântica no Brasil. Além do círculo vermelho gigante que marca a destruição relacionada ao empreendimento no Rio de Janeiro, chamam a atenção também pontos em outras regiões.

No Piauí, estado pela primeira vez incluído no monitoramento regular organizado pelos técnicos, chamam atenção pontos espalhados que estão relacionados à presença de carvoarias, silvicultura e avanço da soja no Estado, de acordo com informações divulgadas na apresentação do estudo por Marcia Hirota, coordenadora do Atlas pela SOS Mata Atlântica. Também chamam atenção pontos de concentração em Sergipe, e no interior da Bahia, Minas Gerais e Paraná. Navegue no mapa abaixo clicando no botão para ver á área desmatada de 2011 para 2012 e a posição que o município fica no ranking do desmatamento de Mata Atlântica. Use o zoom para aproximar e clique aqui para ver o mapa em uma janela maior.

Clique aqui para o ranking dos municípios com maior devastação da Mata Atlântica no período – arquivo em formato Excel e CSV.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.