Notícias

As capitais brasileiras que mais cresceram no último século

Crescimento urbano acelerado é uma das questões que mais preocupa ambientalistas em todo o mundo. Confira a evolução de população no Brasil

Redação ((o))eco ·
30 de maio de 2013 · 13 anos atrás

Em 2007, pela primeira vez na história, o número de moradores de áreas urbanas do planeta superou o das áreas rurais. O crescimento acelerado das cidades é uma questão que tem preocupado ambientalistas de todo planeta, conforme detalhado na análise “o crescimento urbano é o problema do século”, publicado nesta semana por Cristiane Prizibisczki. A previsão, conforme aponta o texto, é de que o maior crescimento aconteça em países em desenvolvimento, em especial em países latino-americanos, onde, em 2050, estima-se que 91,4% da população viva em cidades.

No Brasil, tal crescimento é uma tendência acelerada e tem se revelado em um desafio crescente para os gestores públicos preocupados com equilíbrio ambiental. Como administrar o aumento populacional e o crescente uso de recursos naturais? Como garantir a manutenção de áreas verdes frente à demanda por espaço? Como gerir os resíduos dessa massa crescente de gente vivendo no mesmo espaço? E o saneamento básico? E o lixo? No infográfico abaixo, baseado em dados do IBGE, é possível visualisar como se deu a evolução das capitais brasileiras no último século e ter uma ideia do quê se projeta para os próximos anos.

 

E, quando se trata de evolução populacional, é importante ter em mente também a distribuição espacial de tanta gente. No infográfico abaixo é possível observar as capitais que mais concentram pessoas. Enquanto na Região Norte sobre espaço, em capitais do Sudeste e Nordeste vive-se cada vez mais apertado.

 

 

Fonte das informações desta reportagem
As informações sobre evolução populacional das capitais brasileiras são da série de especial de estatísticas do IBGE, que, por sua vez, se baseia nos levantamentos “Recenseamento do Brazil 1872-1920. Rio de Janeiro: Directoria Geral de Estatística, 1872-1930”; e “IBGE, Censo Demográfico 1940/2010”.  Mais informações sobre os municípios brasileiros podem ser encontradas na páginas especial do IBGE sobre cidades.

Leia também:
O crescimento urbano é o problema do século
As capitais brasileiras vistas do espaço
Urbanização ameaça áreas de Mata Atlântica do Rio de Janeiro
Crescimento desordenado e desmatamento esquentam Manaus

 

Leia também

Salada Verde
18 de dezembro de 2025

Instituto mira na proteção do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do país

Universidades e centros de pesquisa querem integrar ciência e políticas para impulsionar conservação e desenvolvimento

Colunas
18 de dezembro de 2025

#esselivroéobicho

Poucos são os livros informativos que apresentam às crianças – com arte, ciência e estética – a diversidade da #faunabrasileira

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade

Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.