
A Prefeitura de São Paulo iniciou o plantio de árvores na faixa que sinaliza as duas mãos de circulação de veículos. O projeto piloto foi inaugurado nesta quarta-feira (11) nas ruas do bairro Cidade Patriarca, na Zona Leste de São Paulo. No local foram plantadas 70 mudas de árvores, a grande maioria ipês amarelos, no asfalto sem a presença de um canteiro central. O objetivo, segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), é aumentar a arborização do município sem prejudicar o pedestre e a rede elétrica.
“Nós estamos desenvolvendo novas metodologias de plantio, levando em consideração as características da cidade: as calçadas são estreitas, então a árvore ocupa um espaço precioso na calçada, necessário para o cadeirante ou para a pessoa com deficiência, e a fiação, com o que as árvores convivem mal”, afirmou, de acordo com nota publicada no site da prefeitura.
O projeto intitulado Árvore no Asfalto está sendo implementado com a supervisão de engenheiros da Companhia de Engenharia de Tráfego e por agrônomos. De acordo com Haddad, há um déficit de 1 milhão de árvores nas vias públicas de São Paulo.
Detalhes técnicos
Para o primeiro teste, foram usados 7 tipos de mudas, de árvores de médio e grande porte, como ipê, caroba, carobinha e cássia, cuja característica principal é que a raiz cresce para baixo e não para os lados. O cuidado foi para que o plantio não causasse deformação no pavimento com o crescimento futuro das árvores. A prefeitura também utilizou anéis de concreto que visam direcionar as raízes para as camadas mais profundas do solo.
A previsão é que em 3 ou 4 anos as árvores já estejam adultas.
“A árvore na cidade tem adversidades: tem o solo, a qualidade do ar, a fiação. Ao longo da história o planejamento urbano não contemplou o pedestre, então tem muitos lugares onde ou tem espaço para o pedestre ou para a árvore. Então o plantio no asfalto é uma alternativa para deixar a cidade mais verde. Na Europa e no Canadá há projetos de plantio muito semelhantes”, defendeu Wanderley Meira do Nascimento, titular da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
A cidade de São Paulo tem como meta até 2016 plantar 900 mil mudas em passeios públicos e canteiros centrais.
Leia Também
Prefeito libera construção em áreas protegidas de SP
Sabiás com fome, bueiros entupidos
São Paulo, onde as árvores são consideradas lixo
São Paulo, onde árvores são consideradas lixo (parte 2)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Paulo Artaxo explica o El Niño no Brasil em entrevista ao Vozes do Planeta
Fenômeno deve ganhar força até outubro e expõe vulnerabilidade do agronegócio e da infraestrutura urbana, afirma o climatologista da USP no novo episódio do podcast →
Soluções Baseadas na Natureza transformam as cidades
Construir cidades com a natureza significa superar a falsa oposição entre desenvolvimento urbano e conservação da natureza →
Desmatamento na Amazônia chega ao menor patamar desde 2013
Terras Indígenas são as áreas menos desmatadas, com o equivalente a somente 1,7% do total derrubado na região; quase 60% das TIs tiveram desmatamento zero →
