Colunas

A nova política do lixo

Em trâmite lento no Congresso desde 2003, um anteprojeto de lei pretende revolucionar a forma como o Brasil maltrata, há cinco séculos, o seu lixo.

8 de maio de 2006 · 18 anos atrás

Chega a ser um contra-senso que um país com uma legislação ambiental tão avançada quanto a Brasileira continue tratando seu lixo com tamanho desleixo. Mas, infelizmente, é justamente isso o que tem acontecido por aqui. Pelo menos até agora. Isso tudo pode mudar, no entanto, caso seja aprovado no Congresso um anteprojeto de lei – que tramita desde 2003 – para instituir aqui uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (ou PNRS, para simplificar).

Elaborada nos moldes das mais avançadas políticas do mundo sobre o tema (o texto integral do anteprojeto está na página do MMA), caso ela consiga ser realmente aprovada e implementada, pode mudar o panorama do lixo brasileiro, da sua geração ao seu despejo “na natureza”. A idéia, em tese, é simples e até muito bonita: reduzir a um mínimo a quantidade de lixo gerada no país, reaproveitando o máximo possível. É a política dos três Rs, apresentado na Agenda 21: redução (tanto da utilização quanto do desperdício de matérias-primas e energia), reutilização e reciclagem (dos produtos e materiais).

A discussão sobre o que fazer com a crescente produção de lixo mundial ainda tem dado muito pano pra manga. Os únicos dois pontos que parecem ser pacíficos são a necessidade de se reduzir a quantidade de lixo gerada e de se reaproveitar, de alguma forma, o seu potencial econômico e energético. Fora isso, é só discussão. Há quem defenda a reciclagem e a compostagem, há quem defenda os aterros sanitários, há quem defenda a incineração do lixo. No fim das contas, seja qual for a saída adotada, pelo menos os lixões, como são conhecidos hoje, parecem se encaminhar para a extinção. Ainda bem. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada em 2000 pelo IBGE, os vazadouros a céu aberto, ou seja, os famosos lixões, recebem em torno de 20% das cerca de 228 mil toneladas diária de lixo geradas no país. Ainda de acordo com a pesquisa, 63,6% dos municípios brasileiros, depositam seu lixo a céu aberto. É uma paisagem da qual o país não sentirá falta.

Para isso, a PNRS prevê uma série de incentivos fiscais e creditícios para projetos que se dediquem a reduzir a produção e melhorar o aproveitamento e a disposição final do lixo. Transformar o lixo em um negócio rentável parece mesmo ser a melhor solução para o problema, e existem literalmente dezenas de maneiras de se fazer isso que praticamente não são exploradas no Brasil, seja por falta de conhecimento, seja pela falta de incentivos.

A PNRS também se propõe a incentivar – e, dentro do possível, regulamentar – o trabalho dos catadores.

Para quem não sabe, os catadores são pessoas que trabalham dentro dos lixões, geralmente na ilegalidade, e que ganham a vida recolhendo e revendendo material para a reciclagem. Apenas em Gramacho, que recebe todo o lixo da região metropolitana do Rio de Janeiro (e que, ao contrário do que se pensa, não é mais um lixão, mas um aterro controlado), cerca de 1500 desses catadores lutam diariamente pela sobrevivência, se esquivando dos caminhões de lixo e tratores que, volta e meia, ameaçam soterrá-los. O papel deles é extremamente importante e vantajoso para as usinas de reciclagem e com a PNRS, esses catadores poderão organizar-se legalmente e ter alguns de seus direitos reconhecidos.

Por fim, talvez as mais importantes iniciativas contidas no anteprojeto da PNRS tratem das definições claras de quem é responsável pelo quê e dos prazos para o cumprimento de cada exigência. Os municípios têm a maior parte das responsabilidades, sobrando uma parcela menor para órgãos do Poder Público estadual e federal. Mas tudo está bem definido, para evitar o tão conhecido “jogo de empurra”, esporte favorito dos políticos brasileiros, coisa que até hoje causa polêmica quando se trata do sistema de licenciamento previsto na Política Nacional de Meio Ambiente.

O anteprojeto ainda pode sofrer modificações até atingir sua versão final, até agradar a todos os interesses envolvidos. Mas, se mantiver suas linhas gerais, tem tudo para se tornar uma lei que, acompanhando o restante de nossa legislação ambiental, será muito moderna até mesmo em nível internacional. Mas é preciso que, andando na contramão de grande parte dessa mesma legislação ambiental, a PNRS saia efetivamente do papel e seja aplicada com boa vontade política e rigor.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.