Análises

Voluntários, o maior legado olímpico para a conservação

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 contaram com a participação de 50 mil voluntários. É um ótimo sinal para o programa de voluntariado das unidades de conservação

Michel de Souza Rodrigues dos Santos ·
23 de agosto de 2016 · 8 anos atrás
Tomara que a moda do voluntário pegue cada vez mais também nos parques nacionais.  Foto: Rio 2016
Tomara que a moda do voluntário pegue cada vez mais também nos parques nacionais. Foto: Rio 2016/Divulgação

O mundo parou em frente à televisão no dia 5 de agosto: por volta das oito da noite, começava a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O que veio depois você já sabe: muitos elogios à festa no Maracanã, seguidos por dias intensos de medalhas, glórias e decepções.

Alguém pode imaginar que nada disso seria possível sem o Comitê Organizador, patrocínios e, claro, os atletas, grandes protagonistas? Essa pessoa teria razão. Mas a verdade é que existe outra classe indispensável à realização de um evento dessa magnitude. Acertou se a palavra voluntários veio à sua cabeça.

No dia 28 de agosto, celebra-se o Dia Nacional do Voluntariado. E a época não poderia ser mais propícia: a Rio 2016 teve cerca de 50 mil voluntários, e outros milhares estarão a postos durante as Paraolimpíadas.

E refletindo sobre o legado que esses jogos deixarão não apenas para o Rio, mas também para o país, desejo que o voluntariado esteja entre eles, principalmente por ser intimamente ligado ao sucesso da conservação ambiental, tema que ganhou generoso destaque na linda cerimônia de abertura dos jogos e alcançou sua maior audiência: três bilhões de pessoas ao redor do planeta.

Aproximar a sociedade dos problemas e, principalmente, das soluções de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas é um dos maiores desafios desse século, se não o maior.

E no Brasil, ele passa diretamente pela dupla voluntariado e unidades de conservação – áreas naturais preservadas por lei com a função de manter a biodiversidade, sequestrar carbono da atmosfera, garantir a prestação de uma série de serviços ambientais indispensáveis à vida, além de prevenir o desmatamento – uma das principais fontes de emissão de CO2 na atmosfera.

No mês de  julho, aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com apoio da Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza (Coalização Pró UCs), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) divulgou instrução normativa atualizando o Programa de Voluntariado, que existe desde 2009 e cujo objetivo é aproximar a sociedade da gestão de 325 unidades de conservação no país.

A expectativa é de que os voluntários conheçam a importância de conservação dessas áreas (muitas das quais em espaços urbanos, como o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro) e multipliquem o conhecimento ampliando a rede de proteção desse patrimônio brasileiro.

Em sua nova versão, o Programa contempla linhas como manejo para conservação, a gestão socioambiental e a pesquisa e monitoramento. Se, entre 2009 e 2015, mais de cinco mil voluntários se credenciaram para trabalhar nas unidades de conservação, a previsão com o novo escopo é alcançar ao menos 1.500 novos voluntários em 2016, e outros 3.000 em 2017.  

É esse o único caminho possível para garantir que o país cumpra seu potencial de liderança global na temática ambiental – influenciar os cidadãos, como eu e você, a participar ativamente da conservação da natureza, e assim estimular que outras pessoas sigam o mesmo caminho. Um patrimônio como o que temos deve ser cuidado por quem de direito: a sociedade.

Para tanto, há uma série de rotas possíveis, e uma delas passa pelo envolvimento empresarial. E a boa notícia é que existem plataformas dedicadas à conexão entre ONGs que buscam voluntários, as pessoas físicas interessadas, o poder público e a iniciativa privada. Uma delas chama-se V2V (Volunteer to Volunteer) do Portal do Voluntariado. Os números impressionam: são mais de 190 mil usuários da plataforma, 50 mil ações voluntárias e 600 instituições cadastradas.

Que tal ser mais um deles?

 

 

Leia também:

Em crise, Parque da Serra da Capivara é homenageado no encerramento das Olimpíadas

Baía de Guanabara: ecobarreiras reduzem vexame olímpico

Ironia: Exército abate mascote da Olimpíada

 

 

 

Leia também

Juma era mascote do 1º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército. A onça foi abatida após ser exposta durante o revezamento da Tocha Olímpica em Manaus e escapar. Foto: Vandré Fonseca
Notícias
21 de junho de 2016

Ironia: Exército abate mascote da Olimpíada

A onça-pintada foi a espécie escolhida como símbolo da delegação brasileira. Em Manaus, depois de ser exibida no desfile da tocha olímpica, fugiu e acabou morta

Colunas
1 de agosto de 2016

Baía de Guanabara: ecobarreiras reduzem vexame olímpico

Paliativo criado há 13 anos, estruturas capturam lixo de 17 rios que deságuam na Baía, para abrandar poluição durante competições de vela

Salada Verde
21 de agosto de 2016

Em crise, Parque da Serra da Capivara é homenageado no encerramento das Olimpíadas

Festa de despedida apresentou as pinturas rupestres protegidas pela Unidade de Conservação. Há uma semana, parque quase fechou por corte no repasse de verba.  

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. er123ay diz:

    Muito bom… Parabéns para todos os voluntários que contribuem para um país melhor. Se cada fizer sua parte vamos ter um mundo melhor. Vi ótimas iniciativas do pessoal do pci concursos


  2. André Amador diz:

    Muito bom poder ser voluntário e poder doar seu tempo e sua energia em prol de coisas e valores que você acredita.
    Parece que quando se tira o dinheiro, fica só a parte boa do trabalho e a realização e o senso de missão cumprida de estar fazendo a sua parte em prol de uma causa muito maior isso não tem preço… é muito gratificante para os dois lados, e é esse o principal desafio para o sucesso dos programas de voluntariados nas nossas UCs temn que ser bom para todo mundo, para o parque e para o voluntário.
    Tenho orgulho de ter contribuído na estruturação do trabalho voluntário do Parque Nacional da Tijuca que já contabiliza mais de 13 anos de relevantes serviços prestados em mais de uma centena de mutirões e ações voluntárias.
    Ponto para o ICMbio e INEA se souberem aproveitar toda essa energia positiva que os voluntários trazem para os nossos parques, afinal o parque é nosso e nada melhor do que cuidarmos do que é nosso…
    Nas olímpiadas e paraolimiadas o voluntariado está fazendo e acontecendo sendo reconhecido e valorizado todos trabalham satisfeitos. parabéns a todos os voluntários dos parques e das olimpíadas pelo excelente serviço prestado.


  3. Ebenezer diz:

    Uma coisa é ser voluntário da APAE, da escola do filho, do asilo de idosos, pra Paróquia e tal…agora trabalhar de graça pra esses barões do COI-COB, ou pros burocratas do .gov, mas neeeem…