Análises

O rumo atual e a perda da biodiversidade no Brasil

Governo parou de criar unidades de conservação, deixou o desmatamento crescer e não oficializou os novos números de espécies ameaçadas.

Liszt Vieira ·
15 de setembro de 2014 · 10 anos atrás

[i]Hippeastrum brevifolium[/i], espécie classificada como“Em perigo” no Livro Vermelho da Flora Ameaçada de Extinção(EN). Foto: Cláudio Augusto Mondin
[i]Hippeastrum brevifolium[/i], espécie classificada como“Em perigo” no Livro Vermelho da Flora Ameaçada de Extinção(EN). Foto: Cláudio Augusto Mondin

O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo. É um dos dezessete países que, juntos, possuem 70% da biodiversidade do planeta. O conjunto dos biomas terrestres (Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga e Campos do Sul) abriga 20% das espécies do planeta, constituindo 20% da flora global. O Brasil tem mais de 55% de cobertura vegetal nativa e 15% da água doce do planeta.

Tamanha biodiversidade reforça a importância das políticas orientadas para a conservação e o uso sustentável dos biomas, já que 60% das espécies ameaçadas de extinção estão em territórios protegidos, e aproximadamente 75% das áreas federais de conservação abrigam tais populações. A perspectiva é a conservação e uso sustentável de biodiversidade e florestas frente às ameaças representadas pelos efeitos das mudanças climáticas e pela exploração excessiva dos recursos naturais.

A freada na criação de UCs

“Entre 2003 e 2008, de todas as áreas protegidas no mundo, 75% foram criadas no Brasil durante a gestão da ex-ministra Marina Silva. No atual governo, nenhuma foi criada.”

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil conta com aproximadamente 1,5 milhão de km² de área coberta por Unidades de Conservação, o que corresponde a 16,6% da área continental nacional e 1,5% das águas jurisdicionais brasileiras. Considerando a área coberta por Unidades de Conservação federais e estaduais e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no país, a maior parte se situa no bioma Amazônia, como pode ser observado na Figura 1. O Cerrado e a Mata Atlântica também detêm porções consideráveis da área protegida pelo SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), com 10,9% e 6,4%, respectivamente.

Além dessas unidades de conservação, as Terras Indígenas – que pertencem à União e representam aproximadamente 13% do território brasileiro – e os territórios quilombolas também são considerados áreas protegidas. A rica sociodiversidade, representada por mais de duzentos povos indígenas e comunidades locais (quilombolas, caiçaras, seringueiros etc.), reúne inestimável acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação e o uso da biodiversidade.

As Unidades de Conservação (parques nacionais e estaduais) e as Terras Indígenas vêm sendo criticadas, principalmente pelo agronegócio, por serem protegidas e estarem fora do mercado. Existem cerca de 400 projetos no Congresso Nacional propondo a “desafetação”, isto é, a retirada de áreas importantes dessas terras protegidas.

No Brasil, as Unidades de Conservação têm sido criticadas por, muitas vezes, não saírem do papel, havendo inúmeras lacunas e fragilidades, tais como regularização fundiária pendente, falta de funcionários e infraestrutura básica, falta de revisão ou ausência de plano de manejo, dentre outros problemas. Um exemplo de que nem sempre o problema é a falta de recursos é o que ocorre na Câmara Federal de Compensação Ambiental, cujo funcionamento burocrático dificulta e às vezes impede a aplicação de verbas para projetos em prol das unidades de conservação.

A definição de áreas prioritárias para conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade é uma importante ferramenta desenvolvida para o planejamento e gestão territorial, permitindo identificar áreas e ações prioritárias, com base em critérios específicos estabelecidos para cada bioma: 26,6% das áreas prioritárias localizam-se no bioma Amazônia, 21,6% na Mata Atlântica, 18,9% na Zona Costeira, 15,7% no Cerrado, 8,9% na Caatinga, 2,8% do Pampa e 1,9% do Pantanal.

Entre 2003 e 2008, de todas as áreas protegidas no mundo, 75% foram criadas no Brasil durante a gestão da ex-ministra Marina Silva. No atual governo, nenhuma foi criada.

Área coberta por unidades de conservação do SNUC (federais, estaduais e RPPN), por bioma, 2010  Fonte: MMA, 2010; Elaboração: SPI/MP
Área coberta por unidades de conservação do SNUC (federais, estaduais e RPPN), por bioma, 2010 Fonte: MMA, 2010; Elaboração: SPI/MP

Aumento do desmatamento ameaça biodiversidade

No que se refere à cobertura florestal, na última década houve uma redução dos índices de desmatamento no território nacional. A Amazônia, que já perdeu 14,6% de sua cobertura original, teve redução significativa de desmatamento até 2012. Em 2013, porém, observou-se um aumento do desmatamento estimado inicialmente em 28%, e posteriormente confirmado em 29%, conforme mostram as Figuras abaixo.

Taxa de desmatamento anual na Amazônia Legal  Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Taxa de desmatamento anual na Amazônia Legal Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
“São 2.118 espécies ameaçadas, um aumento considerável em relação à contagem anterior. Essa informação não foi oficializada pelo Ministério do Meio Ambiente, provavelmente por razões políticas.”

O INPE divulgou oficialmente em 10 de setembro último a taxa de desmatamento na Amazônia Legal no período de agosto de 2012 a julho de 2013. A avaliação consolidada mostra um crescimento de 29% em relação ao período anterior – agosto/2011 a julho/2012. O resultado final do mapeamento de 2013 apresentou uma taxa de 5.891 km² desmatados, comparados a 4.571 km² do período anterior. E dados do INPE divulgados em setembro de 2014 estimam que a Amazônia Legal perdeu 3.036 km² de floresta entre agosto de 2013 e julho de 2014, ou seja, 9,8% a mais em relação ao período anterior.

No que se refere à Mata Atlântica, estudo do INPE e do SOS Mata Atlântica, divulgado em maio de 2014, sobre o desmatamento no período de 2012 a 2013, revela um aumento de 9% em relação ao período anterior (2011-2012).

Assim, o desmatamento, que vinha caindo, recrudesceu nos últimos dois anos, principalmente em relação à Amazônia e Mata Atlântica. Isso significa enorme perda de biodiversidade, com destruição de espécies vegetais e animais, muitas ainda desconhecidas. E um grande prejuízo econômico e social para o país.

Após anos de pesquisa, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançou no primeiro semestre de 2013 o livro vermelho das espécies ameaçadas de extinção da flora brasileira. Das cerca de 44.000 espécies descritas, pouco mais de 6.000 foram avaliadas em relação ao risco de extinção, ou seja, 13,6% da diversidade de plantas. São 2.118 espécies ameaçadas, um aumento considerável em relação à contagem anterior. Essa informação não foi oficializada pelo Ministério do Meio Ambiente, provavelmente por razões políticas.

Da mesma forma, as espécies ameaçadas da fauna brasileira ainda não têm números definitivos. Oficialmente, segundo dados de 2008, são 627 espécies da fauna avaliadas como ameaçadas de extinção. Das 120.000 espécies no Brasil, (8.200 espécies de vertebrados e mais de 100.000 espécies de invertebrados),a meta do ICMBio é avaliar o risco de extinção de 10.000 espécies até o final deste ano, ou seja, pouco mais de 8% da diversidade total de animais.

O modelo econômico dominante prioriza o crescimento visto em termos quantitativos, como aumento do PIB, por exemplo, em detrimento da qualidade de vida da população. O desenvolvimentismo, hoje no poder, considera o meio ambiente como entrave ao crescimento. Essa mentalidade anacrônica e predatória está por trás da destruição da rica biodiversidade brasileira. O capitalismo selvagem não quer admitir que a floresta em pé vale mais do que abatida.

Mas os riscos dramáticos das mudanças climáticas e da perda da biodiversidade – secas, inundações, desertificação, elevação do nível dos oceanos e acidificação, refugiados ambientais, falta de água e alimentos, etc. – alertaram o mundo quanto aos efeitos nocivos da sobre-exploração dos recursos naturais e da emissão de gases-estufa, abrindo espaço para os novos caminhos da sustentabilidade ambiental.

 

 

Leia também
O Brasil tem que prestar mais atenção na Caatinga
Existe futuro político para o Cerrado?
Criação de áreas marinhas protegidas está estagnada
Se eu fosse candidata em 2014

 

 

 

  • Liszt Vieira

    Liszt Vieira – Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e professor da PUC/RJ.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. juju top diz:

    amei esse saite vou usalo sempre para minhas pesquisas de ciencias