O Ministério Público Federal em Rondônia encampou o discurso da comunidade de Santo Antônio do Guaporé, reconhecida como quilombola pela Fundação Palmares, e ingressou com ação civil pública contra o Instituto Chico Mendes e o Incra para que os pleiteantes consigam o título de 41.600 hectares de áreas alagadas dentro da Reserva Biológica do Guaporé, uma das áreas mais bem preservadas da Amazônia em Rondônia. O MPF defende que a população vem sofrendo restrições do órgão ambiental ao seu desenvolvimento econômico. E reclama que o processo de regularização fundiária está parado na Câmara de Conciliação da Advocacia Geral da União há dois anos. “É inconcebível que a dignidade humana se veja contingenciada pela intransigência do próprio Estado”, reclamou o procurador da República Daniel Fontenele, que pede celeridade no atendimento à saúde, educação, energia elétrica e manejo de recursos naturais por parte dos quilombolas. Fontenele chegou ao ponto de falar em extermínio da população quilombola, se seus pedidos não forem atendidos.
Conheça a história dos pleitos quilombolas no Vale do Guaporé:
Quilombo até embaixo d’água
Conservação e os pleitos quilombolas
Conciliar é preciso, por bem ou por mal
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Julho dos extremos: uma pequena amostra da intensificação do Super El Niño em imagens
Vendavais, queimadas, enchentes e ondas de calor foram registrados em diferentes partes do mundo – e a intensificação do fenômeno só está começando →
Tamanho importa? Quando se trata de conservação, a resposta é ‘depende’
Pesquisa publicada recentemente afirma que a heterogeneidade de habitat e a qualidade da vegetação é mais importante que o tamanho da área florestal →
Pegadas amarelas e pretas da Rede Brasileira de Trilhas chegam no maior parque do país
Duas trilhas foram sinalizadas e estruturadas no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, e marcam investimento em turismo na área protegida →
