Salada Verde

Série revela a nova realidade das queimadas na Amazônia

Série em cinco episódios do Observatório do Clima aborda as motivações que estão por trás das queimadas e os impactos da destruição do meio ambiente

Observatório do Clima ·
8 de fevereiro de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Queimada. Foto: Ibama.

O Brasil está queimando. Prova disso é o número recorde de incêndios no ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE: foram 275.120 incêndios em todo o país no ano passado, a maior parte deles concentrados na Amazônia (132.297). Foi o maior número de focos de calor em um ano desde o início da série histórica, no fim dos anos 1980. Para ajudar o público geral e os produtores rurais a entender a nova realidade do fogo na Amazônia, o Observatório do Clima publica a partir desta quarta-feira (7) a série de vídeos “Brasil, um país em chamas”.

O pesquisador sênior do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) Paulo Barreto, coprodutor da série, afirma que as queimadas estão primariamente relacionadas com o desmatamento para a expansão da fronteira agrícola e a grilagem de terras públicas. “Elas também têm ficado mais frequentes por causa das secas extremas, provavelmente devido às mudanças climáticas”, afirma.

Os episódios vão abordar as razões e os impactos do fogo aos produtores rurais, à biodiversidade, à saúde da população e ao transporte de pessoas e cargas. O que mudou de alguns anos para cá? A Amazônia está mais inflamável? De quem é a responsabilidade? Como evitar um estrago ainda maior e o que você tem a ver com isso?

Os vídeos serão publicados toda quarta-feira no canal do OC no Youtube. Assista ao primeiro episódio aqui:

Leia Também 

Quando se olha do espaço, onde há fumaça, há fogo

Manaus, a capital da fumaça

Mais fumaça no horizonte do Amazonas

  • Observatório do Clima

    O Observatório do Clima é uma coalizão de organizações da sociedade civil brasileira criada para discutir mudanças climáticas

Leia também

Notícias
14 de outubro de 2015

Mais fumaça no horizonte do Amazonas

Doze mil focos registrados: este já é o ano com maior número de queimadas detectados no estado do Amazonas, desde o início da série história, em 1998.

Notícias
5 de outubro de 2015

Manaus, a capital da fumaça

Queimadas no interior encobrem o céu da capital do Amazonas de fumaça. Estado já bateu este ano o recorde de registro de focos de incêndio.

Notícias
27 de maio de 2012

Quando se olha do espaço, onde há fumaça, há fogo

Relâmpagos, queimadas, pontas de cigarro ou balões. Muitas são as causas dos incêndios florestais. Do espaço podemos ver todos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.