Salada Verde

Quase metade das áreas protegidas federais sofrem com espécies exóticas

Levantamento aponta que 104 espécies exóticas estão presentes nas unidades de conservação e que 59 delas põem em risco a biodiversidade local

Sabrina Rodrigues ·
26 de junho de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O javali é um animal feroz e afugenta os predadores locais. Foto: Richard Bartz/ Wikipedia.
O javali é um animal feroz e afugenta os predadores locais. Foto: Richard Bartz/ Wikipedia.

Bonitinhos, mas que não deveriam estar ali. Animais domésticos abandonados como gatos, cachorros, galinhas e selvagens como o javalis são exemplos de espécies exóticas que ocupam, atualmente, 48% das Unidades de Conservação Federais do país. É o que aponta um estudo da analista ambiental Tainah Guimarães, do próprio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra as áreas protegidas federais.

São 104 espécies exóticas presentes nas Unidades de Conservação, sendo 59 delas causadoras de sérios risco a biodiversidade local. Em mais da metade das Unidades de Conservação de Proteção Integral, como reservas biológicas e parques nacionais, ocorre a presença de pelo menos uma espécie exótica.

Exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural, isto é, que não é originária de um determinado local. Elas vão desde cães, gatos, cabras, jumentos, coelhos a peixes ornamentais. Ao abandonar esses animais nas áreas protegidas, as pessoas estão prejudicando a biodiversidade local, afugentando predadores nativos e a fauna comum do local.

Um exemplo desse abandono de animais exóticos de forma desenfreada acontece em Fernando de Noronha, que sofre com a contenção da população de gatos, que se reproduzem facilmente e fora do ambiente doméstico, adquire características ferais, passando a se alimentar principalmente das aves locais, muitas vezes endêmicas. A unidade de conservação optou por doar esses animais fora do arquipélago, entretanto, em estado feral, a captura desses animais se torna difícil e mesmo sendo doados, o risco de serem abandonados novamente é uma realidade para as unidades de conservação.

Pragas silvestres

Outras espécies exóticas, como o Javali, se transformaram em verdadeiras pragas no campo e causam danos imensos por onde passam. A ausência de predador e, portanto, de controle populacional, fez o javali se transformar em uma praga que ameaça plantações e espécies nativas, como ovos de tartarugas e jacarés, parte do cardápio do animal. Invasor, e dominante, desde 2013, a caça ao Javali é legalmente permitida, porém, o combate da praga em unidades de conservação ainda não foi efetivo porque os gestores têm receio em autorizar a caça: “Nunca se sabe se eles vão se valer da autorização para caçar espécies não permitidas”, explica Tainah Guimarães.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio

Leia Também

A multiplicação dos pets é um problema ambiental e ético

O que é uma Espécie Exótica e uma Exótica Invasora

Se for exótica “atire primeiro e pergunte depois”, diz Simberloff

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
17 de junho de 2014

Se for exótica “atire primeiro e pergunte depois”, diz Simberloff

Em entrevista a ((o))eco, o biólogo Daniel Simberloff fala sobre os debates acadêmicos que marcaram sua carreira e defende reação radical contra espécies invasoras.

Dicionário Ambiental
20 de junho de 2014

O que é uma Espécie Exótica e uma Exótica Invasora

Essas espécies são uma das maiores ameaças ao meio ambiente. Conheça os prejuízos que podem causar à biodiversidade e aos ecossistemas.

Colunas
15 de junho de 2015

A multiplicação dos pets é um problema ambiental e ético

No Brasil, estima-se que cães e gatos ultrapassaram os 70 milhões. Companheiros da jornada humana, eles não viraram gente, mas já consomem como tal.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. paulo diz:

    No caso de Javalis em UC, a receita são as armadilhas. Que existe de varios formatos. Vejam o trabalho da policia Ambiental de Lages (Santa Catarina).