Salada Verde

Equipe flagra desmatamento ilegal no Parque Estadual do Palmito

Servidores do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) encontraram árvores cortadas no local. Infratores fugiram do local e órgão investiga quem são os responsáveis

Sabrina Rodrigues ·
13 de dezembro de 2017 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Equipe do IAP encontraram árvores ameaçadas de extinção cortadas. Foto: IAP/Divulgação.
Equipe do IAP encontraram árvores ameaçadas de extinção cortadas. Foto: IAP/Divulgação.

Servidores do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) flagraram uma ação de desmatamento ilegal de árvores ameaçadas de extinção no Parque Estadual do Palmito, no município de Paranaguá, litoral do Paraná. A ação ocorreu na última quarta-feira (06), durante um monitoramento de rotina.

O local onde ocorria o desmatamento é conhecido como Jacarandá, próximo ao Porto Seguro, que foi integrado este ano ao Parque Estadual. Os servidores do IAP encontraram 48 tábuas no local, algumas pertencentes às espécies de árvores em extinção como Guanandi e Massaranduba.

As árvores cortadas foram apreendidas, recolhidas e deverão ser destinadas para doação ou serão aproveitadas dentro da própria unidade de conservação.

Os infratores conseguiram fugir e o Instituto atua na identificação e punição dos responsáveis.

O Parque Estadual do Palmito foi criado em 17 de junho de 1998. Em junho deste ano, a unidade de conservação foi ampliada em 1,26 mil hectares e passou a ter uma área total de 1,78 mil hectares.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Ambiental do Paraná

 

Foram encontradas 48 tábuas no local, algumas pertencentes às espécies de árvores em extinção como Guanandi e Massaranduba. Foto: IAP/Divulgação.
Foram encontradas 48 tábuas no local, algumas pertencentes às espécies de árvores em extinção como Guanandi e Massaranduba.
Foto: IAP/Divulgação.

 

Foto: IAP/Divulgação.
Foto: IAP/Divulgação.

 

Foto: IAP/Divulgação.
Foto: IAP/Divulgação.

 

Foto: IAP/Divulgação.
Foto: IAP/Divulgação.

 

Leia Também

O que é a Lei de Crimes Ambientais

Amazônia: em 4 anos, desmatamento em Unidades de Conservação quase dobra

Paraná é o estado que mais regenerou Mata Atlântica

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
17 de janeiro de 2017

Paraná é o estado que mais regenerou Mata Atlântica

Levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo INPE traça panorama da regeneração florestal no bioma Mata Atlântica

Reportagens
20 de março de 2017

Amazônia: em 4 anos, desmatamento em Unidades de Conservação quase dobra

Estudo da ONG Imazon aponta o aumento e lista as áreas mais críticas, que se concentram em UCs de uso sustentável. Pará e Rondônia lideram ranking

Dicionário Ambiental
8 de maio de 2014

O que é a Lei de Crimes Ambientais

Antes dela, a proteção ao meio ambiente era um grande desafio, pois as leis eram esparsas, contraditórias e de difícil aplicação.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. clovis borges diz:

    Recentemente ampliado, o Parque Estadual do Palmito sofre as agruras de um processo planejado, pela atual gestão estadual, de desmantelamento dos órgãos ambientais. A facilitação a processos de ilícitos decorre justamente da falta de capital humano, combinada com a lascividade com a qual o atual governador trata, ao longo de exatos sete anos, o tema da conservação da natureza. A notícia positiva da ampliação dessa UC contrasta com a condição de falência dos órgãos ambientais, com o impedimento político do Batalhão de Polícia Florestal em emitir autos de infração. Foram inúmeros os discursos de palanque de que "não é necessário fiscalizar" capitaneados pelo Sr. beto Richa e pelo Presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. E, finalmente, em desrespeito completo aos profissionais dessas autarquias, nenhuma contratação é realizada ao longo de 27 anos. Se alguma energia é dispensada hoje na região costeira do Paraná, esta está do lado dos grandes empreendimentos portuários e do pré-sal. Justamente os órgãos ambientais do estado, lutando, de maneira hercúlea, para aprovar as grandes obras que trarão impactos ambientais sem precedentes para nosso litoral. E que apenas vem sendo contestados, nos dias de hoje, pelo Ministério Público. Que pena que a notícia da constatação de uma retirada ilegal de árvores numa UC não representa, enfim, o maior dos problemas.