Salada Verde

Congresso derruba portaria que suspendia defeso

Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente liberaram pesca em época de reprodução dos peixes no intuito de  recadastrar pescadores e reduzir fraudes.

Daniele Bragança ·
22 de dezembro de 2015 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
senado
Senadores mantiveram decisão da Câmara e aprovaram decreto que derruba portaria que liberava pesca em época de reprodução de peixes. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

O Congresso Nacional derrubou a portaria dos Ministérios da Agricultura e do Ministério do Meio Ambiente que liberava a pesca em época de reprodução dos peixes. O pretexto dessa portaria era passar a limpo o cadastro dos pescadores artesanais e evitar fraudes, já que as fraudes geram pagamentos espúrios do seguro-defeso, de um salário mínimo.

A portaria suspendeu o defeso do dia 9 de outubro até o dia 6 de fevereiro. E como os pescadores poderiam continuar trabalhando não receberiam o valor do seguro.

O decreto legislativo 238/2015 que derrubou a portaria foi proposto pelo deputado Silas Câmara (PSD/AM). Aprovado no plenário da Câmara no dia 05 de novembro, o projeto foi para o Senado, onde foi aprovado no começo de dezembro (09). Dois dias depois, o decreto foi publicado no Diário Oficial da União.

Para os parlamentares que cassaram a decisão dos Ministérios, a medida colocava em risco os próprios recursos pesqueiros, já que é o período de defeso que garante o recomposição da população das espécies pescadas.

“Eu não tenho problema que o governo federal faça o recadastramento dos pescadores e das pescadoras. Mas tenho tudo contra que se faça de forma atabalhoada, contra todos os princípios de entendimento e de conversa com um setor tão importante, como é o setor da pesca no Brasil”, afirmou o deputado Silas Câmara (PSD/AM) durante votação em plenário da Câmara do projeto de decreto legislativo, segundo a Agência Câmara.

Relator da proposta, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) disse que os pescadores estão capturando peixes em reprodução: “O que tem acontecido é que nas feiras e mercados da minha cidade, em Manaus, os peixes estão chegando ovados, comprometendo a biodiversidade e as safras dos anos seguintes”.

 

Leia Também
Suspensão de portaria sobre defeso passa a ser pauta urgente
Parlamentares querem derrubar portaria que suspende defeso
Governo libera pesca em época de reprodução dos peixes

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
12 de outubro de 2015

Governo libera pesca em época de reprodução dos peixes

Objetivo é coibir fraude no seguro-defeso. Medida durará 4 meses, mas pode ser prorrogada. Peixes podem ser extintos no meio do caminho.

Salada Verde
15 de outubro de 2015

Parlamentares querem derrubar portaria que suspende defeso

Frente Parlamentar Ambientalista apresentou decreto legislativo para tentar anular portaria que libera pesca em época de reprodução dos peixes

Salada Verde
29 de outubro de 2015

Suspensão de portaria sobre defeso passa a ser pauta urgente

Decreto legislativo que anula norma que libera pesca em época de reprodução dos peixes vai tramitar em regime de urgência.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1