Salada Verde

Cidade do Rio de Janeiro sanciona lei que proíbe canudos plásticos

Com a medida, bares, lanchonetes e restaurantes só poderão fornecer canudos de papel biodegradável e/ou reciclável. Quem descumprir a norma pagará multa de R$ 3 mil

Sabrina Rodrigues ·
9 de julho de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Na quinta-feira (05), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, sancionou o Projeto de Lei nº 1691 de 2015, que proíbe a distribuição de canudinhos plásticos em estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques. Foto: Vicki/Flickr.

O Rio de Janeiro tornou-se a primeira cidade brasileira a banir o uso de canudos de plásticos. Na quinta-feira (05), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, sancionou o Projeto de Lei nº 1691 de 2015, publicado no Diário Oficial do Município, que proíbe a distribuição de canudinhos plásticos em estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques.

O PL, de autoria do vereador Jorge Felippe (MDB-RJ), “obriga os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, barracas de praia e vendedores ambulantes do município, a usar e fornecer a seus clientes apenas canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individualmente e hermeticamente embalados com material semelhante”.

Os estabelecimentos que descumprirem a lei estão sujeitos a multa de R$ 3 mil, valor que pode chegar a 6 mil reais em caso de reincidência. De acordo com o texto, canudos de papel biodegradável ou reciclável devem ser oferecidos como alternativa.

O Prefeito do Rio sancionou parcialmente a lei, vetando o art. 4º, que disciplina a entrada em vigor da futura lei. Com o veto, a medida ainda não tem prazo para entrar em atividade.

Canudos e sacolas de plásticos

A distribuição de canudos de plásticos, no Rio, segue os passos das sacolas de plásticos. No final do mês passado o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, sancionou a Lei 8006/18, que proíbe os supermercados e estabelecimentos comerciais de distribuírem sacolas plásticas descartáveis. A lei também obriga a substituição por bolsas reutilizáveis ou biodegradáveis, proibindo a distribuição ou mesmo a venda de sacolas plásticas no estado.

A substituição das sacolas de plásticos deverá ser feita em até 18 meses, para micro e pequenas empresas, ou 12 meses para os demais estabelecimentos.

 

Leia Também

Agora é lei: Sacolas plásticas são proibidas no Rio

União Europeia propõe proibição de alguns artigos de plástico

Resíduos na praia e morte na areia

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
18 de julho de 2011

Resíduos na praia e morte na areia

Plástico e outros detritos lançados nas praias afetam a fauna marinha. Pesquisadora conta sobre os impactos nas tartarugas e o que pode ser feito para evitar os danos.

Salada Verde
29 de maio de 2018

União Europeia propõe proibição de alguns artigos de plástico

Com o objetivo de reduzir a poluição marinha, Parlamento Europeu deverá adotar medidas para diminuir o consumo de canudos, cotonetes e talheres descartáveis

Salada Verde
26 de junho de 2018

Agora é lei: Sacolas plásticas são proibidas no Rio

O governador Luiz Fernando Pezão sancionou a Lei 8006/18, que bane a distribuição de sacos descartáveis. Agora, as bolsas devem ser reutilizáveis e biodegradáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.