Salada Verde

Carnívoros são mais ameaçados por estradas do que se tem conhecimento, diz estudo

Estudo feito por pesquisadores da Alemanha e de Portugal alerta sobre os efeitos das estradas sobre as espécies e pede uma reavaliação no status de ameaça

Sabrina Rodrigues ·
9 de fevereiro de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Onça parda (Puma concolor): animal ameaçado de extinção é morto ao tentar atravessar a via. Foto: Valdir Santos.
Onça parda (Puma concolor): animal ameaçado de extinção é morto ao tentar atravessar a via. Foto: Valdir Santos.

Há tempos se sabe que as estradas ameaçam a fauna silvestre, no Brasil e no mundo, mas os efeitos danosos dos atropelamento sobre os carnívoros terrestres foram subestimados pelos programas de conservação dessas espécies. É o que concluiu uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Alemanha e de Portugal publicada  e publicada no final de janeiro pela revista científica Global Ecology and Biogeography.

As estradas, segundo o estudo, causam a mortalidade direta e isolam as populações de carnívoros, o que pode afetar sua viabilidade a longo prazo. Os carnívoros mais expostos às estradas pertencem às famílias Felidae (felinos), Ursidae (ursos), Mustelidae (Mustelídeos), Canidae (Canídeos), Procyonidae (Procionídeos). Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores consideraram 232 espécies de carnívoros em todo o mundo dentro de um total de 270 espécies existentes e a partir dessa separação avaliaram qual dessas espécies estavam sendo mais ameaçadas por estradas.

Os carnívoros que habitam a América do Norte e a Ásia são os que mais sofrem com a estradas, seguidos dos habitantes da América do Sul e da Europa. Mesmo em regiões com densidade de estradas considerada relativamente baixa observou-se a ocorrência de ameaça.

Negligência

Uma das questões levantadas pelos pesquisadores é que algumas espécies como a onça-parda (Puma concolor), o urso negro americano (Ursus americanus) e o urso-pardo (Ursus arctos) estão com a sobrevivência gravemente ameaçada por estradas, mas que esse perigo não tem sido levado em pauta até o momento.

O estudo alerta que aproximadamente um terço dos carnívoros mais afetados não foram identificadas pela IUCN como ameaçados por estradas. Os pesquisadores apontam para a necessidade de reavaliar a classificação de algumas espécies como por exemplo, o texugo japonês (Meles anakuma) e a marta japonesa (Martes melampus), da família dos Mustelídeos, gravemente ameaçados por esse problema e que estarão extintos em nove e dezessete anos e, mesmo assim, estão classificados pela IUCN como pouco preocupante.

Fonte: EurekAlert.

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
6 de janeiro de 2014

Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN

Ela classifica o status de conservação das espécies. Na sua última versão, catalogou 63.837 espécies em 9 categorias de risco

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. João Carlos Carvalho diz:

    O erro da legenda é escrever que a onça parda corre risco de extinção ! Não corre, porque a distribuição é ampla e aqui no Brasil suas populações estão aumentando , devido ao aumento populacional das espécies que elas se alimentam ! Mas que os felídeos , canídeos e procionídeos estão sendo mortos nas estradas ,é uma grande verdade ! Elas são predominantemente noturnas !


  2. Sabrina diz:

    OBS: …"são mais ameaçados por acidentes em estradas do que se pensava."


  3. Sbrina diz:

    Pelo que entendi na MANCHETE da matéria é os carnívoros são ameaçados por estradas do que se pensava. E não que carnívoros são os mais ameaçados de extinção. E isso é um fato importantíssimo.


  4. paulo diz:

    Em resumo, se é ou não é, não faz diferença. O real é que a MATANÇA continua. E muita matança, basta dar uma voltinha por qq estrada.


  5. Carlos L. Magalhães diz:

    Onça pada não é um animal ameaçado de extinção em nenhum país onde é nativo, muito menos no Brasil. Portanto legenda ERRADA na foto.

    "Uma das questões levantadas pelos pesquisadores é que algumas espécies como a onça-parda (Puma concolor), o urso negro americano (Ursus americanus) e o urso-pardo (Ursus arctos) estão com a sobrevivência gravemente ameaçada por estradas, mas que esse perigo não tem sido levado em pauta até o momento." – Nenhuma das 3 espécies têm sua "sobrevivência" ameaçada, muito menos por estradas. E o termo "sobrevivência" é totalmente inadequado para a nota em tela.

    Mais rigor, mais precisão!


    1. Beatriz Beisiegel diz:

      Verifique a PORTARIA MMA Nº 444, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014, que reconhece a lista da fauna brasileira ameaçada de extinção.


    2. Fernando diz:

      Puma concolor é classificada como vulnerável pela Lista Nacional Oficial de Espécies Da Fauna Ameaçada de Extinção! Mais rigor nos comentários, por favor!


    3. Michele diz:

      Que absurdo… claro que o puma é ameaçado simmmm…..desconhecimento das listas vermelhas hein???