Salada Verde

Baleia morre após ingerir 80 sacolas plásticas

Equipe de resgate não conseguiu salvar a baleia-piloto (Globicephala melas). Durante a tentativa de salvamento, o animal vomitou cinco sacos plásticos

Sabrina Rodrigues ·
4 de junho de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Alguns sacos plásticos extraídos do estômago da baleia-piloto que morreu, na sexta-feira (01), na Tailândia. Foto: Departamento de recursos marinhos e costeiros da Tailândia.

 

A morte de uma baleia-piloto (Globicephala melas) macho, na tarde da última sexta-feira (01), gerou uma onda de solidariedade e revolta nas redes sociais da Tailândia. O animal morreu após ingerir mais de 80 sacolas plásticas e outros resíduos.

Segundo informações do departamento de recursos marinhos e costeiros do país, a baleia foi encontrada num canal perto da fronteira com a Malásia. Uma equipe de veterinários se empenhou no resgate do Globicephala melas, que ainda apresentava sinais de vida, mas a baleia não resistiu e morreu.

Na tentativa de salvamento, a baleia-piloto vomitou cinco sacos plásticos. O departamento de recursos marinhos informou ainda que durante a autópsia foram encontrados 80 sacos de plástico com peso de até 8 kg no estômago do animal.

O que ocorreu com a baleia-piloto reacende a discussão sobre o consumo de plásticos e os lixos nos oceanos e como isso afeta letalmente os animais marinhos. A Tailândia, por exemplo, é um dos maiores usuários mundiais de sacolas plásticas. Estima-se que cerca de 300 animais marinhos, incluindo baleias-piloto, tartarugas marinhas e golfinhos, morrem a cada ano em águas tailandesas depois de ingerir plástico.

 

Assista ao vídeo do resgate da baleia-piloto

 

Leia Também

União Europeia propõe proibição de alguns artigos de plástico

Vídeo: Como resolver o problema do lixo no mar? por Alexander Turra

Resíduos na praia e morte na areia

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
18 de julho de 2011

Resíduos na praia e morte na areia

Plástico e outros detritos lançados nas praias afetam a fauna marinha. Pesquisadora conta sobre os impactos nas tartarugas e o que pode ser feito para evitar os danos.

Vídeos
6 de maio de 2018

Vídeo: Como resolver o problema do lixo no mar? por Alexander Turra

O biólogo e professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo aponta caminhos para resolver a poluição marinha por resíduos sólidos

Salada Verde
29 de maio de 2018

União Europeia propõe proibição de alguns artigos de plástico

Com o objetivo de reduzir a poluição marinha, Parlamento Europeu deverá adotar medidas para diminuir o consumo de canudos, cotonetes e talheres descartáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.