Salada Verde

A conservação perde Adelmar Coimbra Filho

Um dos principais conservacionistas do país, ele morreu nesta segunda (27), aos 92 anos. Maria Tereza Jorge Pádua fala sobre o que representa sua perda.

Daniele Bragança ·
28 de junho de 2016 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Adelmar Coimbra Filho é um dos expoentes brasileiros da conservação da fauna e flora do país. Foto: Inea/Divulgação.
Adelmar Coimbra Filho, um dos expoentes brasileiros da conservação da fauna e flora do país. Foto: Inea/Divulgação.

Morreu, na tarde de ontem (27), o primatólogo Adelmar Coimbra Filho, aos 92 anos. Um dos principais conservacionistas do país, foi uma das vozes mais eloquentes contra a extinção do mico-leão-dourado, além de idealizar o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), criado em 1975. Adelmar foi fundador e diretor do Centro até 1994, quando se aposentou.

Cearense crescido em Pernambuco e radicado no Rio de Janeiro, Adelmar era um apaixonado pela Mata Atlântica. Com carreira acadêmica sólida, publicou mais de 200 trabalhos científicos. A importância de seu trabalho foi reconhecida por colegas, que o homenagearam dando seu nome a espécies de macaco (Callicebus coimbrai), de percevejo (Taedia coimbrai), de uma bromélia (Neoregelia coimbraii) e de um fóssil macaco (Cartelles coimbrafilhoi).

Sobre ele, a ambientalista Maria Tereza Jorge Pádua enviou a ((o))eco o seguinte depoimento:

O Brasil perdeu seu grande primatólogo e conservacionista Adelmar Coimbra Filho. Dentre os inúmeros feitos inéditos de Adelmar, repercutirá para sempre o redescobrimento de uma espécie de mico-leão, o de cara preta Leontopithecus chrysopygus, que, em 1975, já era considerada extinta havia 50 anos. Por causa desta redescoberta, a inundação da hidroelétrica de Rosana em São Paulo, onde vive este mico-leão, foi a mais cuidadosa até hoje feita no pais. Adelmar também começou a criação e reintrodução das três espécies de micos-leões então descritas no país (hoje há uma quarta), em conjunto com nossa querida Lou Ann Dietz e, mais tarde, com Claudio Padua.

Ninguém conhecia tanto de nossa fauna silvestre como ele. Pela modéstia, evitava a mídia, detestava viajar e não aceitava convites para jantares ou coquetéis. Foi também um exemplo de vida honesta, junto com sua maravilhosa Jaqueline e filhos.

Tive a chance de conhecê-lo bem. Escrevemos um livro juntos em 1979. Meu Deus, vocês não sabem o como era minucioso e sério. Foi um trabalho exaustivo. Ele publicou centenas de trabalhos científicos, alguns em coautoria com Ibsen de Gusmão Câmara.

Homens como Adelmar mantêm vivas as esperanças no futuro da conservação da Natureza no Brasil. Um saudoso até breve meu querido amigo, grande cientista e, além de tudo, pintor também.

 

 

Leia Também

Sem qualquer cerimônia – com Adelmar Coimbra Filho

A serviço público, por conta própria

Robert Goodland: o homem que esverdeou o Banco Mundial

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
7 de abril de 2014

Robert Goodland: o homem que esverdeou o Banco Mundial

Esse canadense que curtia o frio mas adotou os trópicos introduziu no Banco Mundial os requerimentos e preocupações socioambientais.

Reportagens
19 de julho de 2004

A serviço público, por conta própria

Os 60 anos de ambientalismo de Adelmar Coimbra Filho, descobridor do mico-leão dourado e pioneiro do conservacionismo brasileiro

Reportagens
15 de outubro de 2004

Sem qualquer cerimônia – com Adelmar Coimbra Filho

Determinado, Adelmar Coimbra Filho praticamente impôs medidas de proteção à natureza no país. Sua história se mistura à história do ambientalismo brasileiro.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. ADELINO DUARTE diz:

    Dr Coimbra ! Não há palavras para meu reconhecimento e agradecimento por todo seu magnifico trabalho em prol da vida. Sempre fui seu esforçado aluno e orientado. Guardo inúmeros trabalhos publicados, bem como várias fotos e esboços de orientações para meus ensaios na área de avicultura. Seu nome deveria ser dado à maior avenida do Rio de Janeiro, como legítima lembrança a todos daquilo que plantou e fez florescer; daquilo que criou e não se perdeu; da idéia que gerou produção. O que me entristece é ver como tratamos, em vida e, pós ela, nossos heróis verdadeiros !


  2. glauciacabral diz:

    o céu aplaude! e nossa planeta agradece seu carinho e respeito


  3. Fabio diz:

    Perdemos os bons, que realmente lutavam por um mundo melhor e mais rico. Ficam picaretas que lutam pelas suas distopias e seus bolsos.
    Coimbra-Filho deixa um legado verdadeiro e saudades.


  4. Se hoje temos o privilégio de desfrutar de alguns dos mais raros primatas brasileiros, como o Mico-Leão-Preto que experimentou o limiar da extinção, isso se deve em grande medida à inteligência e à obstinação de Adelmar Coimbra Filho. Deixa-nos o grande conservacionista e primatólogo brasileiro, permanece para sempre o seu trabalho e exemplo de vida.


    1. ADELINO DUARTE diz:

      Concordo com voce Carlos !


  5. Jose Carlos diz:

    Os conservacionistas de fato, e não os vendedores de bullshit que pipocam atualmente, estão ou já foram embora. Tempos cada vez mais negros se instalam. Grande perda, que sequer será reconhecida com tal, como assim aconteceu com o saudoso Almirante Ibsen.


  6. paulo diz:

    Nossas referencias estão indo embora.


  7. Andreia diz:

    É… estamos ficando órfãos…