Notícias

Instituto Butantan busca nome para jararaca-ilhoa

Museu Biológica faz concurso para chamar atenção para espécie rara e endêmica da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo.

Daniele Bragança ·
17 de junho de 2011 · 13 anos atrás
Giuseppe Puorto - Instituto Butantan
Giuseppe Puorto – Instituto Butantan

O Museu Biológico do Instituto Butatan
abriu votação na internet para escolher o nome do mais novo morador da casa: um filhote de jararaca-ilhoa que nasceu no seu berçário, no dia 1º de março.

A votação, que se encerra no próximo dia 26, tem seis nomes para ser escolhido pelo público: Aureio, Fiuk, Homer, Jack, Neymar e Yubá. No dia 1º de julho, quando o animal completará 4 meses, será anunciado o nome escolhido.

A jararaca-ilhoa é uma espécie rara, ameaçada de extinção e originária da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo, a aproximadamente 30 km da costa.

A espécie, como o próprio nome sugere, é um animal insular, e portanto, tem hábitos alimentares diferentes das jararacas do continente. Como não há mamíferos na ilha, as cobras jovens se alimentam de anfíbios, lagartos e lacraias e as adultas principalmente de aves migratórias. As adultas são arborícolas, ou seja, vivem em árvores e de hábitos diurnas. Já as mais jovens são noturnos, devido aos hábitos de suas presas. No site da instituição, o público tem acesso a mais curiosidades sobre a espécie, além de jogos de colorir e, o principal, escolher o nome do filhote.

Click aqui para votar

Giuseppe Puorto - Instituto Butantan
Giuseppe Puorto – Instituto Butantan

{iarelatednews articleid=”17433,16660,19885″}

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
27 de maio de 2024

Brazil will not renew agreement with German Spix’s macaw breeder

This measure will not impact the recovery and conservation of the endangered species, exclusive to the Caatinga, says ICMBio

Reportagens
27 de maio de 2024

Sem gestão há 9 anos, Refúgio do Tatu-bola é alvo de pedidos de revogação por moradores locais

Produtores rurais locais vêm se organizando em movimentos para questionar a criação da UC, alegando prejuízos e embasados por informações inverídicas

Reportagens
27 de maio de 2024

Extinção do Cristalino II pode levar à morte 12 mil macacos-aranha-de-cara-branca

Espécie, ainda pouco estudada, tem população em declínio e já é considerada Em Perigo de extinção. Unidade de conservação possui outras 11 espécies ameaçadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.