Notícias

Criatura da noite: o Curiango-comum

O dia não é para ele. Nosso homenageado prefere dormir enquanto o sol trabalha, para melhor aproveitar a noite. Foto: Adilson Borges.

Rafael Ferreira ·
1 de fevereiro de 2013 · 11 anos atrás
O curiango dorme numa confortável cama de folhas secas. Foto: Adilson Borges
O curiango dorme numa confortável cama de folhas secas. Foto: Adilson Borges

Não são só morcegos e corujas que povoam os céus das matas brasileiras à noite. Nas bordas de florestas, nas capoeiras abertas, nos cerrados, nos capões, vive o curiango-comum (Nyctidromus albicollis), uma ave tão ubíqua que não só parece estar em todo lugar, como também parece ter ganho todos os nomes: curiango, ju-jau, amanhã-eu-vou (em Minas Gerais), ibijau, mede-léguas, acurana e a-ku-kú (no Mato Grosso), coriavo, engole-vento (Pernambuco), joão-corta-pau e mariangu. Notívago, é um exímio caçador de insetos – que devora aos montes enquanto voa com o bico aberto -, atividade que o ocupa até o amanhecer.

Durante o dia, é muito difícil visualizá-lo. Se espantado, voa curtas distâncias e logo volta a sumir em meio à vegetação rasteira. Procurado, se camuflar nas folhagens do chão da mata. Seus ninhos são colocados diretamente no solo, para manter esta camuflagem. E, neles, tudo contribui para esta “invisibilidade”: a fêmea põe 2 ovos amarelo-avermelhados manchados de marrom. Os filhotes também possuem uma coloração muito semelhante à da folhagem seca. E quando os pais abandonam o ninho, repetindo instintivamente a lição dos mais velhos, ficam completamente imóveis.

O curiango mede cerca de 30 centímetros de comprimento. Em vôo, o macho apresenta uma larga faixa nas asas e os lados da cauda brancos. A fêmea possui uma estreita faixa amarelada nas asas e somente a ponta da cauda branca. O casal se reveza nos cuidados da prole.

Como toda criatura noturna que se preze, o curiango é envolto em folclore. Luís da Câmara Cascudo, historiador, antropólogo e pesquisador da cultura brasileira, na sua obra, o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952), conta o uso do curiango como amuleto: as penas de suas asas curam dor de dente e outras dores; se colocadas entre a manta e sela, fazem com que o cavalo não caia nem que salta rio cheio. Segundo o autor, por passar a noite pelos caminhos, com olhos acesos, contando as léguas, ganhou o nome popular de mede-léguas. “É dizendo e bacurau escrevendo”, é expressão que indica a uma verdade sem sombra de dúvidas.

A espécie está bem distribuída e abundante desde o Sul do México até o Nordeste da Argentina. Não apresenta risco de extinção, merecendo uma classificação de Pouco Preocupante (Least Concern) junto à lista vermelha do IUCN. Felizmente, ao que parece, o curiango-comum vai continuar comum por muito tempo.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 9

  1. Leon diz:

    Infelizmente, acabo de atropelar um. Bateu na lateral de meu carro. Como de praxe, costumo voltar ao ver algum animal atropelado . E lá estava, parecia uma pedra no asfalto. Ao seu lado , o macho. Tentando socorrer. Cena triste. Mas trouxe comigo no carro. Vou procurar um veterinário amanhã. Acho q a asa está quebrada e um olho com lesão. Mas acho que sobreviverá. Tomara…


  2. soiti noda diz:

    Eternizado na musica de sulino e marrueiro – Quando a noite vem surgindo – …,`´E mais linda a natureza, quando a noite vem surgindo, O cantar do curiango, parece que vai sumindo. De quebradas em quebradas vai seu eco repetindo. E a " marvada " da suadade como doi, quando a lu vem surgindo… … ,


  3. Dama diz:

    Há 5 meses atrás, apareceram 2 pássaros no telhado do apto abaixo do meu e fiquei intrigada porque eles não voam, nunca saem daqui e não os vejo comer nada o dia todo. Achei que estavam cuidando do ninho perto. Hoje parei pra pesquisar e descobri que são aves noturnas e que não fazem ninho. Aqui em Minas são conhecidos como Bacurau noturno e outros nomes.
    Fiquei feliz por descobrir que escolheram morar próximos da minha janela.


  4. zeca diz:

    Um dos cantos que mais gosto de ouvir. Me lembra a infância na roça. Sempre achei que o nome curiango fosse onomatopaico. Segundo o dicionário, porém, é de origem africana e pode significar aquele que precede, feiticeiro ou vadio. De todo modo, continuo ouvindo o pássaro dizer: curiango, curiango, curiango…


  5. Maria Augusta diz:

    Moro em Santa isabel, SP. Quando vim prá cá fiquei intrigada com o canto de um pássaro à noite. Agora descobri qual é: curiango! E eles ficam na rua e quando chegamos de carro saem voando. Pensava que fosse coruja.


  6. Zélia diz:

    Estou cuidando de um filhote que minha vizinha trouxe Aqui também o chamam de Pai-avô.


  7. antonio carlos diz:

    Aparecendo em Guararema! E uma delicia de ouvi lo cantando a noite! da uma paz!


  8. Maicon diz:

    Moro em Blumenau SC .. E ele vem toda noite cantar perto da minha casa . Lindo o canto


  9. Ivaniza diz:

    No Rio Grande do Sul ele também é conhecido como "dorminhoco", pois fica parado no meio de estradas rurais, à noite, e voa somente quando o carro está muito próximo, dando a impressão de que está dormindo.