Vídeos

Vídeo: Qual a importância da reprodução em cativeiro do pato-mergulhão? por Camila Piovani

Filhotes nasceram em cativeiro, sem ajuda humana. Experiência na reprodução em cativeiro pode salvar a espécie, criticamente em perigo de extinção

Daniele Bragança · Márcio Lázaro ·
9 de setembro de 2018 · 6 anos atrás
Família de pato-mergulhão. Filhotes nasceram em cativeiro, sem ajuda humana. Foto: Zooparque Itatiba (SP).

No dia 09 de julho, 4 filhotes de pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) nasceram no Zooparque Itatiba (SP), a 85 km da capital do estado. O zoológico mantém um programa de conservação do pato-mergulhão e cuida de 21 adultos, mas pela primeira vez, filhotes nasceram ali sem qualquer ajuda humana.

“Todas as vezes agora que esses animais se reproduzirem em cativeiro a gente dá um passo mais perto para poder reproduzir esse animal na natureza”, explica a bióloga Camila Piovani.

No ano passado, o zoológico já havia conseguido a reprodução da espécie em cativeiro, mas os filhotes foram incubados em uma chocadeira artificial e receberam cuidados de seres humanos. A reprodução em cativeiro é a primeira etapa do projeto, desenvolvido pela Associação Natureza do Futuro, que tem sede no zoológico.

Neste vídeo, a bióloga Camila Piovani, formada pela PUC Campinas, explica que o pato-mergulhão é uma das aves aquáticas mais raras e ameaçadas do mundo e como a reprodução em cativeiro pode ser a chave para a sobrevivência da espécie.

Leia Também

Filhotes animam projeto de conservação do pato-mergulhão

O árduo caminho para proteger o pato mergulhão

Vídeo: Qual a importância das UCs do Araguaia para a conservação do pato-corredor? por Paulo de Tarso Z. Antas

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Márcio Lázaro

    Jornalista, repórter cinematográfico, editor de vídeo e imagens, mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ).

Leia também

Vídeos
12 de agosto de 2018

Vídeo: Qual a importância das UCs do Araguaia para a conservação do pato-corredor? por Paulo de Tarso Z. Antas

O Parque Nacional do Araguaia e o Parque Estadual do Cantão formam uma grande área de reprodução do pato-corredor na época da baixa do rio Araguaia

Colunas
3 de novembro de 2015

O árduo caminho para proteger o pato mergulhão

Projeto do Instituto Terra Brasilis, na região da Serra da Canastra, busca proteger esta que é uma das dez espécies de aves mais ameaçadas do mundo.

Notícias
14 de agosto de 2018

Filhotes animam projeto de conservação do pato-mergulhão

Zoológico do interior de São Paulo já havia conseguido reproduzir a espécie em cativeiro, mas desta vez os casais de patos-mergulhões não precisaram de ajuda para chocar os ovos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.