Vídeos

Vídeo: O que é ilustração científica? por Vânia Aída

A ilustradora Vânia Aída fala sobre a importância e a contribuição da ilustração científica para a preservação da fauna e da flora

Daniele Bragança · Márcio Lázaro ·
2 de dezembro de 2018 · 5 anos atrás
Arte: Vânia Aída.

A ilustração científica nasceu da necessidade de divulgar e preservar o objeto que se queria estudar. É uma representação fidedigna de detalhes botânicos ou da anatomia do animal que se pretende representar. O objetivo primário da ilustração científica é fazer o especialista identificar rapidamente qual a espécie ali retratada.

Este tipo de ilustração teve sua morte anunciada prematuramente com a chegada da fotografia e sua capacidade de eternizar um objeto, prenúncio desmentido pela constatação de que a fotografia não daria conta de resumir tão bem as partes que a técnica da ilustração científica aprendera a dominar ao longo do tempo.

Graduada em Belas Artes, licenciada em Desenho e Mestre em História da Arte, todos pela atual Escola de Belas Artes da UFRJ, a ilustradora Vânia Aída exerceu por mais de 40 anos na antiga Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente). Foi desenhista de biologia pelo Instituto de Conservação da Natureza, onde permaneceu até 1973. Em 1975, foi admitida pela Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), mais tarde Inea (Instituto Estadual do Ambiente), onde se aposentou em 2013. Em 1990, recebeu o prêmio de melhor obra de ilustração científica da Fundação Botânica Margaret Mee.

No 45ª vídeo da série “Pense Verde”, a ilustradora fala a ((o))eco sobre as contribuições da arte a ciência.

Leia Também

Livros raros são roubados do Instituto de Botânica de SP

Visto do espaço, o Brasil como arte

Guerrilha Botânica – com Liszt Vieira

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Márcio Lázaro

    Jornalista, repórter cinematográfico, editor de vídeo e imagens, mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ).

Leia também

Reportagens
30 de setembro de 2005

Guerrilha Botânica – com Liszt Vieira

De militante comunista Liszt Vieira virou presidente do Jardim Botânico do Rio e hoje precisa usar de muita tática de negociação com invasores e até o prefeito.

Notícias
1 de julho de 2013

Visto do espaço, o Brasil como arte

Descubra as belezas de nosso país através de fotos de satélite, e tente adivinhar de onde essas imagens foram tiradas.

Salada Verde
3 de fevereiro de 2012

Livros raros são roubados do Instituto de Botânica de SP

Assaltantes chegaram a fazer piada com o vigia rendido, afirmando que o roubo das obras raras havia sido encomendado do estrangeiro.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.