Vítimas do tráfico, aves são devolvidas à natureza em parque fluminense

Os 38 pássaros apreendidos pela Polícia Ambiental foram reintegrados à natureza no Parque Estadual do Desengano, no norte do estado

7 de janeiro de 2021
Pássaros foram devolvidos à natureza no Parque Estadual do Desengano. Foto: Inea/Divulgação

Parte da rotina do combate ao tráfico de animais silvestres consiste na apreensão e posterior soltura dos bichos de volta à natureza. E no início desta semana (05/01), o Parque Estadual do Desengano, na região norte do estado do Rio de Janeiro, protagonizou a devolução ao ambiente natural de 38 pássaros que haviam sido capturados ilegalmente. As aves, de seis espécies diferentes, foram encontradas pela Polícia Ambiental em três residências nos municípios fluminenses de Itaocara e Santo Antônio de Pádua.

No total, a ação reintegrou: 24 coleiros (Sporophila caerulescens), cinco tizius (Volatinia jacarina), três trinca-ferros (Saltator similis), quatro canários-da-terra (Sicalis flaveola), um tico-tico (Zonotrichia capensis) e um galinho-da-serra (Rupicola rupicola). Os pássaros foram receberam atendimento médico veterinário antes da soltura, para garantir que estavam saudáveis.

O Parque Estadual do Desengano está entre os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves.

“Mais importante do que retirar das mãos de traficantes os pássaros que serviriam de lucro, é a reintrodução destas aves no ambiente florestal, onde têm uma grande importância para a manutenção do bioma”, conta o gestor do parque estadual, Carlos Dário.

Nesta mesma semana, uma jararaca e um marsupial também foram soltos no parque fluminense, ambos capturados no meio urbano, no entorno do Desengano, e reintroduzidos à natureza.

Denúncia