Salada Verde

Um crowdfunding para conservar o macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta

Instituto Mamirauá lança campanha de financiamento coletivo para bancar pesquisas sobre a espécie, que vive no Amazonas e corre risco de extinção

Daniele Bragança ·
15 de abril de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O macaco possui a menor distribuição das Américas e está vulnerável à extinção. Foto: Marcelo Ismar Santana.

Há 12 anos, o Instituto Mamirauá vem desenvolvendo ações de conservação do macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta (Saimiri vanzolinii), espécie que está vulnerável à extinção e que ocupa a menor área entre todos os primatas neotropicais conhecidos. Na sexta-feira (13), o instituto abriu uma campanha online de financiamento coletivo para bancar ações de conservação da espécie, que vive na parte sul e em ilhas no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas.

As doações podem ser feitas na plataforma Kickante. A meta é arrecadar  R$ 100 mil na campanha de crowdfunding. Para cada valor doado, o projeto vai oferecer uma recompensa, como camisetas, bonecos em miniatura de macacos amazônicas e publicações. Quem doar R$ 5 mil ou mais ganhará ainda um voucher para hospedagem na pousada Uacari, que fica dentro da Reserva Mamirauá.

Campanha bancará pesquisa

A primatóloga Fernanda Paim desenvolve pesquisas sobre o macaco-de-cheiro-da-cabeça-preta: Foto: João Alkmin.

As doações bancarão um projeto de coleta e armazenamento de sêmen e óvulos do Saimiri vanzolinii, para um futuro programa de reprodução assistida, caso seja necessário garantir a sobrevivência da espécie no futuro. Atualmente, sua população é estimada em apenas 150 mil indivíduos.

Outra uso do dinheiro arrecadado será no pagamento de projeto para acompanhar as populações na floresta e entender melhor os hábitos, os modos de vida e a reprodução da espécie, que vive restrita à uma região úmida.

A educação científica e ambiental também está entre as ações planejadas pelo Instituto Mamirauá. Outra ação que será financiada pela iniciativa é a impressão de um número especial da revista O Macaqueiro KIDS, voltada ao público infanto-juvenil. A edição será recheada de textos informativos sobre o macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta.

O período de arrecadação vai de 13 de abril a 14 de junho. Para doar, acesse o link: www.mamiraua.org.br/ajude.

 

 

Leia Também

Barreiras ambientais separam micos-de-cheiro em Mamirauá

Macacos de Mamirauá: primeira razão de ser da reserva

Uma APA urbana para proteger o sauim

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de março de 2018

Uma APA urbana para proteger o sauim

Unidade de Conservação serviria para preservar e recuperar fragmentos florestais dentro da área urbana de Manaus, onde vive o sauim-de-coleira

Reportagens
14 de maio de 2015

Macacos de Mamirauá: primeira razão de ser da reserva

Estudos de José Marcio Ayres sobre o uacari-branco levaram a criação da reserva. Mais tarde, descobriu-se o macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta.

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.