Salada Verde

Sociedades científicas defendem Inpe em carta a Bolsonaro

Cientistas lançam carta aberta em defesa do monitoramento do desmatamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INPE), que realiza a tarefa desde os anos 80

Observatório do Clima ·
10 de julho de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Desmatamento em Rondônia visto pelo satélite Landsat. Imagem: Google Earth.

Sete sociedades científicas enviaram nesta quarta-feira (10) Bolsonaro defendendo o monitoramento de desmatamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos Espaciais.

Os dados do Inpe, que vêm mostrando uma explosão nos alertas de desmatamento na Amazônia nos últimos dois meses, foram questionados nos últimos dias por figuras do primeiro escalão do governo federal.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), disse que há “problemas técnicos” nos dados, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, afirmou que o dado do Inpe é “manipulado”.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Novo-SP), vem questionando o Inpe desde o dia de sua nomeação, em novembro passado. Nos últimos oito meses, Salles já afirmou que os números do instituto federal não conseguem distinguir desmatamento legal do ilegal; depois, que eles não servem para orientar a fiscalização do Ibama; por fim, que eles não são capazes “de prevenir o desmatamento”. Salles não esconde a intenção de contratar um sistema novo junto a uma empresa privada.

“A questão fundamental”, diz a carta dos cientistas, “não está na produção de dados confiáveis sobre a geografia do desmatamento, mas sim na necessidade de órgãos do governo de manter um sistema de fiscalização ágil, intenso e contínuo”.

A missiva é assinada pelos presidentes da ABC (Academia Brasileira de Ciências), Luiz Davidovich, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Ildeu Moreira, da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), do Confies (Conselho Nacional de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional) e da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

O documento aponta que o Inpe monitora florestas desde 1988 e tem reconhecimento internacional por isso.

“Os sistemas de monitoramento diários de desmatamento e de detecção de queimadas (PRODES, DETER e QUEIMADAS) refletem o estado da arte mundial neste tema”, diz a carta.

“É fundamental que esses produtos, de importância estratégica para a implementação de políticas públicas no Brasil, sejam desenvolvidos e monitorados por órgãos confiáveis e isentos de influências ou interferências em seus resultados.”

“O general Heleno afirmou que os dados do Inpe são manipulados. Essa carta afirma a competência e a transparência do Inpe”, disse Davidovich ao OC.

Leia Também 

Após declarações de Ricardo Salles, INPE divulga as diferenças entre os sistemas de monitoramento

Vídeo desfaz mitos que opõem produção à conservação no país

Não há mal que dure para sempre

  • Observatório do Clima

    O Observatório do Clima é uma coalizão de organizações da sociedade civil brasileira criada para discutir mudanças climáticas

Leia também

Colunas
24 de abril de 2019

Não há mal que dure para sempre

Nada é efetivo contra um establishment que simplesmente decidiu não ler, não escutar e não ver; que se sente acima de tudo e que é acompanhado pela inércia cega de grande parte da sociedade

Salada Verde
29 de abril de 2019

Vídeo desfaz mitos que opõem produção à conservação no país

Com participação de Tasso Azevedo e Camila Pitanga, filme cruza duas bases de dados para mostrar que país tem espaço para ampliar a proteção às florestas e a agropecuária

Notícias
17 de janeiro de 2019

Após declarações de Ricardo Salles, INPE divulga as diferenças entre os sistemas de monitoramento

Instituto conta com três sistemas de monitoramento: Prodes, Deter e TerraClass. Ministro tem falado em criar monitoramento que já existe

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.