Salada Verde

Senado obriga uso de torneiras automáticas em banheiros públicos

Para Eunício Oliveira, presidente do Congresso, a aprovação da pauta mostra que o Senado está sintonizado com o que pensa a sociedade brasileira

Sabrina Rodrigues ·
21 de março de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Senado aprova medida que obriga o uso de torneiras com dispositivo de vedação automática de água em todos os banheiros de uso coletivo. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

Na semana em que o país sedia o Fórum Mundial da Água, o Senado aprovou, na terça-feira (20), uma proposta inusitada para ajudar o brasileiro economizar água: o Projeto de Lei nº 51 de 2014, do deputado federal Lincoln Portela (PR/MG), que torna obrigatório o uso de torneiras com dispositivo de vedação automática de água em todos os banheiros de uso coletivo. A proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.

Segundo o texto do PL, a fiscalização será exercida pelos órgãos competentes no âmbito de cada município. A pauta foi uma de três matérias ligadas à preservação da água e do meio ambiente aprovadas pelo plenário do Senado. Uma delas trata de incentivos para imóveis construídos com medidas para a redução no consumo de água e para maior eficiência energética (PL 252/2014). Outro projeto aprovado assegura que pelo menos metade do dinheiro oriundo da cobrança pelo uso de recursos hídricos seja destinada a obras para melhorar a quantidade e a qualidade da água dos rios (PLS 770/2015).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, ficou empolgado com a aprovação das matérias pelos parlamentares. “Aprovamos essa pauta, mostrando que o Senado está sintonizado com o que pensa a sociedade brasileira. São projetos de suma importância para a segurança hídrica e para a população”, afirmou o presidente.

Ainda em relação ao PL 51/2014, a proposta impõe obrigatoriedade a edifícios públicos que forem construídos após a sanção da lei a equipar todos os lavatórios com torneiras com o dispositivo de vedação automática de água, eletrônico ou mecânico. Bom para os fabricantes de torneiras automáticas, que devem estar felizes com a medida.

 

Leia Também

Projeto quer obrigar reaproveitamento de águas em edifícios

Mais de 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050, diz ONU

Brasil deve anunciar criação de reservas marinhas no Fórum Mundial da Água

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
5 de março de 2018

Brasil deve anunciar criação de reservas marinhas no Fórum Mundial da Água

Cientistas, ambientalistas e Fiesp endossaram iniciativa de transformar os arquipélagos de Trindade e Martim Vaz (ES) e São Pedro e São Paulo (PE) em áreas protegidas

Salada Verde
20 de março de 2018

Mais de 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050, diz ONU

Durante o Fórum Mundial da Água, organização lança relatório mundial sobre a gestão da água e aponta as chamadas SbN (Soluções baseadas na Natureza) como alternativas

Notícias
19 de março de 2012

Projeto quer obrigar reaproveitamento de águas em edifícios

Câmara analisa projeto que pode tornar lei sistema de reutilização de água em novas construções e em edificações onde haja viabilidade técnica.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Absalão diz:

    "Bom para os fabricantes de torneiras automáticas, que devem estar felizes com a medida" COMENTÁRIO DESNECESSÁRIO, pois o que importa é que a medida será benéfica em termos de segurança hídrica.