Salada Verde

Ruralistas criam Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia

Quase metade dos integrantes são membros da bancada ruralistas. Colegiado suprapartidário foi lançado na semana passada, com a presença do ministro do Meio Ambiente

Sabrina Rodrigues ·
20 de maio de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O deputado federal Pablo Oliva (PSL-Amazonas) é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia e defende atividades de mineração na região. Foto: Facebook Delegado Pablo.

Com o objetivo de discutir o desenvolvimento na região Amazônica, incluindo a regularização da mineração em áreas hoje proibidas, como terras indígenas e unidades de conservação, 205 parlamentares lançaram na quarta-feira (15) uma frente suprapartidária em defesa da amazônia.

Presidido pelo delegado Pablo Oliva (PSL-AM), o lançamento do colegiado contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Oliva defende a regularização de exploração já feita ilegalmente. “Elas já são exploradas, mas são exploradas ilegalmente. Na hora que você legaliza, que você regulamenta, você dá à pessoa que vive lá opções e qualidade de trabalho, qualidade de vida e ao mesmo tempo você garante que a riqueza fique. Quando você deixa que seja ilegal, uma exploração de ouro, por exemplo, leva o ouro pra fora do Brasil, a riqueza não fica, quem trabalha não se desenvolve, o lugar não se desenvolve. Então, explorar sim, mas com responsabilidade”, defende.

Quase metade dos 212 parlamentares que participam da frente são da bancada ruralista. O tema regularizar e permitir mineração em terras indígenas e em unidades de conservação está forte no congresso por causa do apoio para essa agenda vinda do executivo.

Em nome do governo Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente participou do lançamento.

“É um momento muito importante para o Brasil, para a amazônia, para a relação entre o executivo e o ministério do Meio Ambiente com o parlamento, que tem esse papel fundamental de trazer as diversas contribuições para que trabalhemos juntos na defesa da Amazônia.”

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve presente
no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia. Foto: Facebook Delegado Pablo.

Ainda segundo Salles, “O desenvolvimento sustentável da Amazônia fará com que ela seja preservada e que o melhor mecanismo para a preservação é o desenvolvimento”.

Pressão por mineração em terras indígenas

Em 2018, o WWF-Brasil divulgou o estudo  Mineração na Amazônia Legal e Áreas Protegidas – Situação dos Direitos Minerários e Sobreposições que aponta a pressão que a mineração exerce dentro de Unidades de Conservação de proteção integral e Terras Indígenas localizadas na Amazônia. Segundo o levantamento, existem mais de 5.675 processos de mineração ativos na Agência Nacional de Mineração (ANM) – que vão de pedidos de pesquisa a autorizações de lavra.  

O Parque Nacional do Monte Roraima, que fica na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana, é a área mais extensa em Unidades de Conservação e que está na mira da exploração mineral.

Em relação às Terras Indígenas, a mais ameaçada, segundo o levantamento, é a Terra Indígena Yanomami, na fronteira com a Venezuela, com quase cem pedidos que alcançam uma área de 11 mil quilômetros quadrados.  Em seguida está a TI Raposa Serra do Sol, em Roraima.

 

Leia Também

Estudo retrata pressão da mineração sobre áreas protegidas

Pedidos para explorar mineração em Terra Indígena é ilegal, diz MPF-AM

Qual é, senhor ministro?

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Colunas
13 de fevereiro de 2019

Qual é, senhor ministro?

O fato é que teria sido melhor não ter ministério do Meio Ambiente (MMA) a ter um ministério com um ministro como ele, completamente inapto

Salada Verde
11 de fevereiro de 2019

Pedidos para explorar mineração em Terra Indígena é ilegal, diz MPF-AM

Em ação civil pública, procuradores da República pedem para que a Agência Nacional de Mineração cancele pedidos de exploração mineral, ao invés de apenas paralisá-los

Notícias
9 de outubro de 2018

Estudo retrata pressão da mineração sobre áreas protegidas

Levantamento realizado pelo WWF-Brasil revela a existência de mais de cinco mil processos para exploração mineral em Unidades de Conservação e Terras Indígenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Regi5 diz:

    Sugiro colocar o "Em defesa" entre aspas…


  2. Priscilla Oliveira diz:

    Ótimo como o título da materia expressa exatamente o oposto que essa Frente Parlamentar quer


  3. Paulo diz:

    De novo o Sinistro Salles, se posicionando, onde não é chamado.


  4. Frederico Moraes diz:

    Até quando????Este pais acabou!!!!