Salada Verde

Rômulo Mello deve voltar ao comando do ICMBio

Funcionário de carreira do Instituto, Mello foi o segundo a ocupar a presidência do órgão e ficou no cargo por 4 anos.

Daniele Bragança ·
18 de maio de 2016 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Rômulo Mello, durante reunião plenária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada em setembro de 2011. Foto: Elza fiúza/ABr.
Rômulo Mello, durante reunião plenária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada em setembro de 2011. Foto: Elza fiúza/ABr.

 

Desde quinta-feira passada (12), quando o Senado afastou a presidente Dilma do cargo e os ministros foram exonerados, circula o nome de Rômulo Mello como mais provável sucessor de Claudio Maretti no comando do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Rômulo já ocupou a posição. Ele foi o segundo presidente do ICMBio, que já teve 4 presidentes em quase nove anos de existência e comandou o órgão de 2008 a 2012, quando pediu demissão, alegando estafa e problemas de saúde.

Rômulo é um veterano da área ambiental e fez carreira no Ibama desde a sua fundação. Chegou a diretor e, em 2002, presidente do Ibama. Quando o ICMBio foi criado, em 2007, mudou-se para lá e tornou-se o primeiro diretor de Conservação de Biodiversidade. Chegou à presidência do ICMBio em julho de 2008, durante a gestão de Carlos Minc no Ministério do Meio Ambiente, depois do seu nome ser indicado por um comitê, do qual faziam parte Marina Silva e João Paulo Capobianco, que foi o primeiro presidente do órgão ambiental.

Especulações

Fontes no legislativo, nas ONGs e no próprio ICMBio confirmaram a indicação de Mello à presidência do ICMBio. Mas na política só é certo o que é publicado no Diário Oficial da União. Até ontem, as mesmas fontes confirmavam o nome de Donizetti Aurélio do Carmo na presidência do Ibama, que é funcionário de carreira do órgão e atua como assessor do Partido Verde na Câmara dos Deputados desde 2006. Mas outro nome surgiu depois que o governo Temer começou a nomear mulheres para cargos importantes no segundo escalão, tentando minimizar o desgaste político causado pela falta de ministras. De acordo com o jornal Estadão, o novo nome para comandar o Ibama é Suely Araújo. Ela é consultora da Câmara especializada em temas ambientais.

 

 

Leia Também

Presidente do Instituto Chico Mendes pediu demissão antes do Carnaval

http://www.oeco.com.br/reportagens/19978-de-volta-ao-tempo-das-cavernas

MMA: Ambientalistas apoiam nomeação de Sarney Filho contra ruralista

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
12 de maio de 2016

MMA: Ambientalistas apoiam nomeação de Sarney Filho contra ruralista

Grupo enviou uma carta ao presidente Temer pedindo a confirmação da indicação, em vez de concorrente também do PV, mas apoiado pela bancada ruralista

Notícias
29 de fevereiro de 2012

Presidente do Instituto Chico Mendes pediu demissão antes do Carnaval

No cargo desde 2008, Rômulo Mello teve uma administração marcada por críticas ácidas. Ministra Izabella ainda não definiu quem o substituirá.

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 18

  1. Zé Pereira diz:

    Começou a dança das cadeiras. Exoneração da atual diretora da Diman e nomeação do Paulo Carneiro. Sempre às voltas com algum cargo e nada pra mostrar. Aliás muita coisa a esconder…


  2. CronistAA diz:

    Pronto. Daqui a pouco essa matéria some da capa do Eco, e o Dr. Mello só voltará a ser manchete quando sair fora DE NOVO…tendo para mostrar como realizações de sua gestão…é….humm…então…quer dizer…pois é!


  3. Two Box diz:

    Podiam nomear a Silvana pro Min.da Cultura…o MinC ia ter um baita orçamento


  4. Ambconsult diz:

    Um bom nome para atuar na nossa área. http://bit.ly/25eDgR2


  5. paulo diz:

  6. Renata Migatta diz:

    Pôxa vida, nós fomos para rua tirar o PT, e agora voltam com a Silvana !? Temer, Padilha, Sarney Filho…vcs não sabem que ela é petista? Não que vcs sejam santos (kkk), mas a onda toda era "Fora PT"…não tem ninguém que não seja uma volta ao passado pra colocar, hein??


    1. Yago diz:

      Do jeito que ela é, capaz de ter se filiado ao PMDB e estar andando com uma foto do Ulysses Guimarães na lapela


      1. Icmbete diz:

        Hahhahhaha, adoro os comentários.


  7. Maria diz:

    Na boa, o ICMBio já passou pelo pior, que foi a gestão Isabela Teixeira e Sergio Brant.
    Isso sim foi desmonte geral e ausência de estratégia e foco!!


  8. Polishop diz:

    E não é só issoooo! Na volta do presidente, a loira vem de brinde na diretoria!


    1. João.Salatielli diz:

      Não entendo! Ela era bastante identificada com o ParTido que se foi, não sei como se compatibilizou com o novo ?


    2. Vaca atolada diz:

      Será ? Nessa pindaíba ? Sem recursos ? Como que vai fazer para trocar os coletes e artefatos vencidos dos fiscais, promover desfile de uniformes, entre outras extravagâncias realizadas, como gastar rio$ de recursos em aluguéis, ou com consultoria para planejamento estratégico, e que muda freneticamente ao bel prazer de cada figurão que ocupa a presidência. Que adiantou se no final a firma quebrou ? O ICMBio é um dos maiores estelionatos administrativos da gestão Lula / Marina / Dilma, e até onde sei a loira é PTista de carterinha, por isso acho difícil voltar. Por outro lado, é ilusão achar que esse golpe parlamentar de Temer e sua turma de investigados vai trazer algo de bom para a área ambiental, que a meu ver enfrentará anos mais difíceis que estes últimos.


      1. Preguiça diz:

        Chegou o papagaio… "golpe" "golpe" "golpe" golpe".


        1. PAndre diz:

          Olha a tropa de choque do novo governo em ação, por favor liberdade de expressão. Já rebaixaram a Cultura, as Mulheres, os Negros, os Quilombolas, os Ribeirinhos, os Indios, as Marisqueiras, etc e agora até a "vaca atolada". Preguiça é o discurso dos milicos. Vcs estão no Brasil, acorda Brasil !
          Governo Dilma foram 6 anos de retrocesso ambiental, discordo da vaca, nem 8 nem 80, por incrível que pareça a área ambiental pode melhorar, saindo a ministra "papagaio de pirata" é um bom começo.
          Ministro: ou junta toda mundo em uma Agência Ambiental forte (recomendável), ou dá melhores condições a todos os orgãos de sua pasta (mais difícil). Viaja, mas faz o que tem de ser feito.
          Acorda Brasil.


          1. Preguiça diz:

            Quem falou em milico, rapaz? Quem tá defendendo o novo governo? Eu não apertei 13 na urna. Vc faltou às aulas de interpretação de texto pelo jeito.


  9. Vaca atolada diz:

    Recordar é viver, enquanto isso na sala da justiça… fala sério !!!


  10. Jussara diz:

    Ele deve ser bom, muito bom! Esteve na cúpula ambiental dos governos FHC, Lula/Dilma e agora Temer!


    1. joga nas 11 diz:

      e na ultima eleição encheu o carro de adesivo da marinasilva