Salada Verde

Ricardo Salles e Mourão compartilham vídeo com informações falsas sobre a Amazônia

Vídeo criado por nega que associação de pecuaristas do Pará diz que não há queimada na Amazônia. Autoridades compartilham fake news

Daniele Bragança ·
10 de setembro de 2020
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

“Recebi este vídeo, Amazônia não está queimando”, escreveu o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no Twitter ao compartilhar um vídeo criado pela Associação de Criadores do Pará (AcriPará). Além da legenda que afirma que o bioma não está em chamas e com dados falsos, o vídeo apresenta entre as imagens um Mico-Leão-Dourado, animal endêmico da Mata Atlântica.

O vídeo reforça a falsa ideia de que se não vejo, não existe. “Você está sentindo cheiro de fumaça?”, inicia a narração, seguido da resposta “Claro que não! Pois a Amazônia não está queimando”. A informação é falsa. Segundo dados sobre queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de 01 de janeiro até ontem, foram registrados 56.425 focos de calor na Amazônia. Altamira é vice-campeã de municípios com queimadas em 2020, só perdendo para Corumbá, no Mato Grosso do Sul (Pantanal).

A peça também sugere que a população pergunte a si mesma se está ou não ocorrendo queimadas na Amazônia e questiona se o público irá acreditar em “quem preserva de verdade ou de quem manipula seus sentimentos”, referindo-se a informações divulgadas por instituições de pesquisa que mapeiam o desmatamento e queimada no Brasil há mais de 30 anos.

Outro ponto encontrado no vídeo é a falta de créditos das filmagens, que são apresentadas como “imagens internet”, no canto superior esquerdo da tela.

Além de Salles, o vice-presidente, Hamilton Mourão também compartilhou o vídeo e copiou o último trecho que afirma que o Brasil é o país que mais preserva as floresta no mundo – a Suécia (69%), a Finlândia (73%) e a Eslovênia (62%) têm mais florestas que o Brasil (59%) em proporção ao território.

*Wanessa Alves, da Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco

 

Leia Também 

Servidores denunciam em dossiê desmonte da política ambiental no Governo Bolsonaro

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
10 de setembro de 2020

Servidores denunciam em dossiê desmonte da política ambiental no Governo Bolsonaro

O documento de 34 páginas foi entregue ao Papa Francisco e será enviado a entidades como a ONU, Human Rights Watch e Anistia Internacional

Salada Verde
28 de julho de 2021

Governador do Mato Grosso pede a Bolsonaro que “estadualize” Chapada dos Guimarães

Durante reunião com o presidente, o governador Mauro Mendes pediu a estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães para que estado possa "fomentar o turismo"

Colunas
28 de julho de 2021

Dimensões Humanas como parte do processo de decolonização nas ciências ambientais

Este mês abordamos as dimensões humanas envolvidas no processo de decolonização, ou seja, no processo de ‘quebrar’ a práxis enraizada por processos colonizadores onde a cosmovisão e práticas de um certo grupo são impostas a outro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta