Salada Verde

Recursos de fundo ambiental irão para todos os biomas, decide Comissão

Parecer aprovado na Comissão de Meio Ambiente da Câmara acaba com a priorização dos recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA)

Daniele Bragança ·
26 de novembro de 2018 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Sem priorização. Imagem: Pixabay.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados votou a favor de todos os biomas brasileiros recebam recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), criado em 1989. O parecer, do deputado Átila Lira (PSB-PI), retirou a prioridade dada aos biomas Amazônia e Pantanal para universalizar o acesso. Projeto segue para a Comissão de Finanças e Tributação.

O Projeto de Lei 7613/17, nascido no Senado, mudava o texto da lei que criou o fundo, para incluir o bioma Caatinga na categoria de prioritários para receber os recursos do FNMA. A lei já estabelecia privilégios para projetos de conservação e uso sustentável dedicados aos biomas Amazônia e Pantanal.

Para o deputado Átila Lira (PSB-PI), todos os biomas merecem cuidados. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados.

Para o relator do projeto na comissão, todos os biomas brasileiros precisam de cuidados. Ele afirmou ainda que o critério de destinação dos recursos deve ser a qualidade do projeto e não a sua localização.

“Não há como definir uma escala de prioridade entre eles no que diz respeito à aplicação de recursos públicos para sua conservação”, disse Lira. “No lugar de acrescentar mais um bioma como prioritário, entendemos que o mais salutar é que não exista prioridade por região. Todos os biomas devem ser objeto de igual atenção.”

O projeto – já aprovado na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia e na Comissão de Meio Ambiente –, passará por mais duas comissões para depois ir a plenário.

O Fundo Nacional de Meio Ambiente é o mais antigo fundo ambiental da América Latina. Ele financia projetos de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais no País. Para este ano, a dotação orçamentária autorizada foi de R$ 23,7 milhões.

*Com informações da Agência Câmara Notícias.

 

Leia Também 

Abertas as inscrições para o Conselho do Fundo Nacional do Meio Ambiente

Produtores que preservarem além do exigido receberão pagamento

Lei do Mar é aprovada na Comissão de Meio Ambiente da Câmara

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
10 de agosto de 2017

Lei do Mar é aprovada na Comissão de Meio Ambiente da Câmara

PL institui a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho. Texto que tramita na Câmara desde 2013, agora, vai para CCJ

Salada Verde
3 de maio de 2018

Produtores que preservarem além do exigido receberão pagamento

Comissão da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei que concede compensação financeira a produtores rurais que conservarem mata nativa

Salada Verde
7 de agosto de 2018

Abertas as inscrições para o Conselho do Fundo Nacional do Meio Ambiente

Representantes de ONGs têm até o dia 20 de setembro para se inscreverem por meio de formulário eletrônico. Organizações precisam estar registradas há mais de dois anos no CNEA

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.