Salada Verde

Processo de licenciamento ambiental poderá ter audiência virtual, resolve Salles

Resolução foi publicada nesta quarta (12) pelo CONAMA, conselho presidido por Salles e permite que audiências com comunidades afetadas por empreendimentos em processo de licitação sejam feitas online

Duda Menegassi ·
12 de agosto de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Nesta quarta-feira (12), Ricardo Salles, ministro e presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) assinou uma resolução, publicada em Diário Oficial, que estabelece, “em caráter excepcional e temporário, nos casos de licenciamento ambiental a possibilidade de realização de audiência pública de forma remota”, ou seja, realizadas de forma online. A princípio a medida terá validade apenas durante a pandemia do novo coronavírus. Audiências públicas são uma etapa importante no licenciamento para garantir o diálogo com as populações que serão afetadas pelo empreendimento que está sendo licitado. Na prática, a resolução assinada por Salles deve dificultar ainda mais a participação das comunidades localizadas em lugares remotos onde o acesso à internet, sabemos, não é uma realidade.

Na resolução fica definida a necessidade de viabilizar “ao menos um ponto de acesso virtual aos diretamente impactados pelo empreendimento e, caso se faça necessário, de outros pontos, conforme a análise do caso pela autoridade licenciadora”. Mas com o histórico de Salles em calar vozes que se opõem aos interesses dele, como a própria presença da sociedade civil no CONAMA, fica o receio de que a resolução faça com que os mais impactados – junto com a natureza, e essa sabemos que Salles não escuta mesmo – tenham suas vozes excluídas do processo de licenciamento.

A resolução é válida enquanto estiver vigente o Decreto Legislativo nº6/2020 que reconhece estado de calamidade pública. (Duda Menegassi)

Leia também

Guedes quer facilitar licenciamento ambiental de projetos de mineração

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
4 de agosto de 2020

Guedes quer facilitar licenciamento ambiental de projetos de mineração

Resolução proposta pelo Ministério da Economia pretende facilitar o licenciamento ambiental para projetos de exploração de minérios considerados “estratégicos”

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Excelente artigo! Acredito que as audiências virtuais deveriam ser implementadas de forma permanente, tendo em vista a economia no deslocamento e menor aparelhamento estatal.


  2. Paulo diz:

    Informe normal. Mas vindo do boiadeiro, todo cuidado é pouco com o $allle$$$.