Pesquisadores descobrem nova espécie de perereca na Bahia

Descoberta no município baiano de Una, Phyllodytes amadoi recebeu nome inspirado no escritor Jorge Amado, grande admirador de anfíbios

10 de janeiro de 2018 · 6 anos atrás
A espécie Phyllodytes amadoi foi encontrada no município de Una, na Bahia. Foto: Mirco Solé.

O escritor baiano Jorge Amado é mundialmente conhecido e aclamado pela sua obra que retrata tanto o Brasil e, de uma forma particular, o povo baiano. Mas poucos conhecem a admiração que o escritor tinha pelos animais. Quem visitar o Memorial Jorge Amado, em Salvador, irá encontrar vários objetos relacionados a anfíbios. Não por acaso, a nova espécie de perereca encontrada no município de Una, no sul da Bahia, recebeu o nome de Phyllodytes amadoi. A descoberta foi publicada na revista científica Zootaxa no final do ano passado.

Com 2 centímetros de comprimento, a Phyllodytes amadoi é considerada pequena em relação a outras espécies do mesmo gênero. Mas foi o seu canto de característica mais aguda que chamou a atenção dos pesquisadores durante o estudo realizado desde 2015 pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Além do seu tamanho e canto, a perereca descoberta apresenta como característica um focinho arredondado e uma listra que vai dos olhos aos flancos.

A perereca foi encontrada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ararauna, região rica em bromélias, onde a nova espécie gosta de viver. A planta é propícia para a sua reprodução do anfíbio por apresentar a capacidade de segurar a água da chuva. Essa é a segunda nova espécie de perereca de bromélia encontrada pela equipe do professor Mirco Solé, pesquisador e responsável técnico pelo projeto.

Essa é a segunda nova espécie de perereca de bromélia encontrada pela equipe do professor Mirco Solé. Foto: Mirco Solé.