Salada Verde

Pesquisador do Inpa é premiado pelo CREA-RJ

Rogério Gribel foi reconhecido pelo seu trabalho na conservação de remanescente florestal da Mata Atlântica em área da zona norte do Rio de Janeiro

Sabrina Rodrigues ·
29 de agosto de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Rogério Gribel.  Foto: Luciete Pedrosa/Inpa.
Rogério Gribel. Foto: Luciete Pedrosa/Inpa.

 

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o ecólogo e engenheiro florestal Rogério Gribel, ganhou o prêmio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) Meio Ambiente 2017/Categoria Profissional. O prêmio é concedido anualmente com o objetivo de reconhecer personalidades ou instituições que se distinguem por suas ações ou projetos na luta pela conservação do meio ambiente. Rogério Gribel também foi diretor de Pesquisas do Jardim Botânico.

O prêmio é consequência do trabalho realizado pelos pesquisadores Rogério Gribel e Haroldo Lima num fragmento florestal do que restou da Mata Atlântica, numa área devastada pela ocupação, no Campo de Camboatá, Zona Norte do Rio de Janeiro. Trata-se de uma área de aproximadamente 200 hectares denominada Campo de Instrução de Camboatá, de propriedade do Exército Brasileiro há mais de cem anos. A vegetação do local sofreu muito com as explosões que espalharam artefatos, no final da década de 50, quando o terreno era remanescente da Segunda Guerra Mundial.

Recentemente, com a desativação do autódromo de Jacarepaguá para instalações olímpicas, o terreno foi escolhido para ser construído o novo Autódromo do Rio de Janeiro.

Os pesquisadores perceberam que aquela área representava um dos últimos remanescentes no município de um tipo de floresta que ocorria nas áreas de baixo relevo, que foram dizimadas pela expansão urbana. A floresta abriga espécies raras e em extinção da Mata Atlântica, como o jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra), com fauna rica, onde se pode avistar ainda vários tipos de pássaros, mamíferos e répteis de grande e médio porte, a exemplo da capivara, cachorro-do-mato, tamanduás, macaco-prego, saguis, jacus, jacutingas, papagaios e jacarés.

O trabalho dos pesquisadores envolveu muito estudo, palestras, entrevistas, que chamaram a atenção para a importância de conservar a área. O esforço também contou com a ajuda da comunidade, como afirma Rogério Gribel, “A própria população do entorno estava preocupada, não somente devido à perda da floresta, mas também pela poluição sonora gerada pelo autódromo”, diz.

E pensando na população que os pesquisadores sugeriram que nos 100 hectares das redondezas, fossem instalados equipamentos de lazer, desportos e cultura, como pistas de caminhada, pistas de skate, piscinas, ciclovias, quadras esportivas e anfiteatros, que poderiam ser um espaço importante para as comunidades que vivem nos bairros da Zona Norte, ao mesmo tempo em que se conservaria a mancha central de 100 hectares da floresta remanescente.

“Desta forma se conciliaria a conservação do raro fragmento florestal com o incremento da qualidade de vida de milhões de pessoas que vivem no entorno, área carente de estruturas de lazer e esporte. Para o autódromo sugerimos estudos para identificar alternativas locacionais, de preferência em área já anteriormente degradada”, revela o pesquisador do Inpa.

Rogério Gribel receberá o prêmio, no dia 21 de setembro, junto com o pesquisador Haroldo Lima. “Sinto-me muito feliz e orgulhoso pela premiação, mas de nada adiantará, no entanto, todo este reconhecimento se não completarmos este processo com a conservação, em caráter perene, daquela relíquia de Mata Atlântica encravada na tão devastada Zona Norte do Rio de Janeiro”, diz Gribel. “A luta por sua conservação e manejo adequado deve continuar e nos unir”, continua o pesquisador.

Floresta de Camboatá. Acervo Rogerio Gribel
Floresta de Camboatá. Acervo Rogerio Gribel

 

Vista ortogonal da área da Floresta de Camboatá, com Avenida Brasil ao sul_Acervo Rogerio Gribel
Vista ortogonal da área da Floresta de Camboatá, com Avenida Brasil ao sul_Acervo Rogerio Gribel.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC)

 

 

 

Leia Também

Brasileiros ganham prêmio internacional por trabalho em conservação

Entendendo a Mata Atlântica

Políticas para a Mata Atlântica precisam sair do papel

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
10 de junho de 2014

Políticas para a Mata Atlântica precisam sair do papel

Ambientalistas pedem urgência na efetivação de medidas previstas na Lei da Mata Atlântica, sancionada há 8 anos e que não avança.

Dicionário Ambiental
27 de maio de 2013

Entendendo a Mata Atlântica

Em homenagem ao Dia da Mata Atlântica (27/05), ((o))eco apresenta as características do bioma mais ameaçado do país em mais um guia.

Salada Verde
26 de abril de 2016

Brasileiros ganham prêmio internacional por trabalho em conservação

O casal de conservacionistas Suzana e Claudio Padua recebeu o prêmio anual do Zoo Cincinnati, nos Estados Unidos, em Conservação da Vida Selvagem.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.