Salada Verde

No litoral paranaense, população de papagaios-de-cara-roxa é de 7 mil indivíduos

Dados do Censo realizado pela SPVS mostram que espécie se mantém estável no local. Turismo de natureza ajuda na proteção da ave, que saiu recentemente da lista de espécies ameaçadas

Daniele Bragança ·
9 de julho de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Censo 2019 do papagaio-de-cara-roxa. Foto: Divulgação/SPVS.

A população de papagaios-de-cara-roxa se mantém estável no litoral do paranaense. O censo finalizado agora em junho registrou uma população de 7.493 papagaios-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis). Em 2018, o censo contabilizou 7.366 indivíduos. Os dados são do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, que conta a população desde 2003.

Endêmica da Mata Atlântica, mais especificamente entre o litoral de São Paulo e Paraná, a Amazona brasiliensis tem se recuperando e desde 2017, o censo mostra que a população se estabilizou. Em 2014, o papagaio-de-cara-roxa saiu da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Censo anual 

Para realizar o censo, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) organizou uma campanha de financiamento coletivo que contou com mais de 40 doadores e da contribuição do Parque das Aves, que possibilitou cobrir toda a área de distribuição da espécie no Paraná, estado que concentra cerca de 80% da população. A meta da arrecadação não foi alcançada e o censo no estado de São Paulo não pode ser realizado.

Os pesquisadores utilizaram os dados do censo de 2018, quando foram registradas 1.746 aves, nos dados do censo deste ano.

 

Leia Também 

Papagaio da cara roxa, uma espécie resgatada

Papagaio-de-cara-roxa está fora da lista vermelha da IUCN

SPVS faz crowdfunding para o censo do papagaio-de-cara-roxa

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
13 de abril de 2015

SPVS faz crowdfunding para o censo do papagaio-de-cara-roxa

ONG promove campanha de financiamento coletivo para arrecadar 13 mil reais e cobrir custos da contagem anual da população da espécie.

Salada Verde
9 de janeiro de 2018

Papagaio-de-cara-roxa está fora da lista vermelha da IUCN

A ave endêmica da Mata atlântica passou de “Vulnerável” para “Quase Ameaçada” na lista internacional. Mudança foi feita no final do ano passado

Colunas
22 de dezembro de 2014

Papagaio da cara roxa, uma espécie resgatada

Esforço de instituições e reservas privadas com a gestão de unidades de conservação públicas salvou esta ave endêmica da Mata Atântica.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.