Salada Verde

MPF pede que Ministério da Economia autorize concurso para o Ibama

Recomendação se baseia em relatório da Controladoria Geral da União que constatou um déficit no órgão. Aval é para a abertura de 2.054 vagas

Daniele Bragança ·
10 de setembro de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Servidor do Ibama em Espigão do Oeste (RO). Foto: Fernando Augusto/Ibama.

O Ministério Público Federal recomendou a abertura imediata de concurso público para repor quadros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O déficit atual é de 2.054 funcionários. O parecer foi encaminhado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e para o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim.

O último concurso para preencher as vagas de analista ambiental do órgão foi realizado em 2013. Em 2017, a Controladoria Geral da União constatou que houve o encolhimento de 15% no quadro de fiscais ambientais entre 2012 e 2015. A CGU também apurou que em 2016 cerca de 38% dos agentes ambientais federais possuíam 30 anos ou mais de tempo de serviço e 19% estavam em condições de se aposentar. Este relatório foi citado na recomendação enviada pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural ao ministro Paulo Guedes.

A Recomendação nº 7 de 2019 foi protocolada na última quinta-feira (05), data em que se comemora o dia da Amazônia. Segundo o MPF, a ausência de servidores fragiliza o funcionamento do órgão e agrava a crise ambiental.

O MPF recomendou que o Ibama elabore um cronograma para a realização do concurso, cujo prazo de tramitação, até a posse dos aprovados, não deve ultrapassar 180 dias.

 

Leia Também

Ibama lança carta aberta com medidas contra o desmonte do órgão

O que é o IBAMA

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Dicionário Ambiental
16 de dezembro de 2013

O que é o IBAMA

Sua missão é proteger o meio ambiente e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Entenda como faz isto neste guia ((o)) eco.

Salada Verde
27 de agosto de 2019

Ibama lança carta aberta com medidas contra o desmonte do órgão

No documento enviado ao presidente do órgão, Eduardo Fortunato Bim, servidores sugerem mudanças nas áreas de pessoal, gestão, orçamento, logística, autonomia e legislação

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. RGP diz:

    Abrir mão do aumento dos gordos salários os procuradores não querem. Aposto que não importam que vem de quem paga imposto. Hipócritas…