Salada Verde

Mourão inventa que há um opositor do governo no INPE que “divulga dados ruins”

Vice-presidente repete Bolsonaro e afirma que há um “opositor do governo” divulgando dados ruins sobre queimadas. Números são públicos e disponibilizados automaticamente

Daniele Bragança ·
15 de setembro de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Imagem aérea de queimada próxima à Flona do Jacundá, em Rondônia. Foto Bruno Kelly/Amazônia Real/07/08/2020.

Após descobrir, pela imprensa, que as queimadas na Amazônia estão aumentando, o vice-presidente Mourão, responsável pelo Conselho da Amazônia, teorizou sobre um “inimigo” dentro do INPE que estaria disponibilizando apenas os dados negativos para prejudicar o governo.

Mourão não soube apontar quem, mas livrou de pronto a  cara do diretor interino, o militar Darcton Policarpo Damião, que assumiu a direção do INPE após a saída de Ricardo Galvão.

“Eu recebo o relatório toda semana. Até dia 31 de agosto, nós tínhamos 5 mil focos de calor a menos do que 31 de agosto do ano passado, entre janeiro a agosto. Agora, o INPE não divulga isso. Por quê?”, indagou. “Não é o INPE que está divulgando, é o dr. Darcton [Policarpo Damião] lá, que é o diretor do INPE, que falou isso? Não. É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Aí, quando o dado é negativo, o cara vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga”.

Os dados de queimadas do INPE estão disponíveis na internet para qualquer cidadão verificar, analisar e divulgar (Veja aqui) e são atualizados automaticamente. A mesma coisa ocorre com os números do desmatamento.

A fala de Mourão, de reclamar dos números e do mensageiro, ao invés de combater os crimes ambientais, repete uma dinâmica ocorrida ano passado, tendo como protagonista Bolsonaro, que acusou o então diretor do INPE, Ricardo Galvão, de divulgar dados do desmatamento (os dados são públicos): “ele deve estar a serviço de alguma ONG”, disse, na ocasião. Galvão respondeu no dia seguinte, em entrevista ao Estadão. Defendeu o trabalho realizado há décadas pelo INPE e declarou que o presidente “tomou uma atitude pusilânime e covarde”. Foi demitido duas semanas depois, e o INPE iniciou uma reestruturação silenciosa, que ainda não terminou. (Daniele Bragança)

 

Leia Também 

Vídeo com mensagem falsa compartilhado por Salles usou imagens do Greenpeace sem autorização

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
13 de setembro de 2020

Vídeo com mensagem falsa compartilhado por Salles usou imagens do Greenpeace sem autorização

Vídeo criado por associação de pecuaristas do Pará diz que não há queimadas na Amazônia. Autoridades compartilham fake news

Salada Verde
19 de julho de 2019

Bolsonaro diz que diretor do INPE pode estar “a serviço de alguma ONG”

Irritado com pergunta sobre desmatamento, presidente diz que desconfia dos dados divulgados recentemente sobre a derrubada da floresta em julho

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. Zélia martis diz:

    Este tal vice presidente , e igualzinho o Bolsonaro ,farinha do Meo saco ,todos mentirosos ,nunca vi uma dupla tão parecidos como estes does ,pessoas malvadas perversas ruins ,acabando com nossas matas ,estão acabando também com nossos rios e nascentes ,são eles mesmo eles dividiram nossa Amazônia ,foi tudo lotiado na companhia ,por isto que Bolsonaro ganhou a eleição ,além de entregar a Amazônia perdoaram dívidas enorme ,entregando nossas riquezas a preços de bananas ,,eu acredito que foi muitas promessas para ganhar a eleição


  2. Capivara diz:

    Ele está culpando o termômetro pela febre


  3. Jornalismo básico diz:

    Pode até ser inventado, mas qual a prova da Daniele Bragança pra dizer que foi inventado neste momento. No texto não há nada. Não estaria a autora colocando uma afirmação sem ter certeza do fato?


    1. danyrius19 diz:

      A "prova" é que ele contou uma mentira e reportamos que ele contou uma mentira. Mantemos o texto.


      1. Jornalismo básico diz:

        Certo. Parabéns pela rápida apuração, pela informação correta da fonte e pela certeza. Jornalismo de qualidade, então!


  4. Edna diz:

    Mourão acha que o brasileiro é idiota, as queimadas estão a olhos vistos. Ninguém é burro para ver que este desgoverno está acabando com a Amazônia.


    1. Angela diz:

      E quem deve tá provocando essas queimadas deve ser a turma da mortadela, pq é bem típico desse povinho de merda, pra prejudicar o governo.


  5. Paulo diz:

    A velha forma da caserna. Achar um tolo para culpar.
    Sr. vice Mourão, muda o disco.