Salada Verde

Morre o último rinoceronte-de-sumatra macho da Malásia

Espécie criticamente ameaçada de extinção, o Dicerorhinus sumatrensis possui o menor tamanho entre os rinocerontes do mundo. Morte de Tam empurra o grupo para o desaparecimento

Sabrina Rodrigues ·
28 de maio de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Tam, o último rinoceronte-macho-de-sumatra, morreu na segunda-feira (27) de falência múltipla dos órgãos. Foto: Borneo Rhino Alliance/Facebook.

Tam, o último rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) macho da Malásia, faleceu ontem (27) no Santuário de Rinocerontes de Bornéu, localizada em Sabah, na Malásia. O animal tinha mais de 30 anos de idade e morreu de falência múltipla dos órgãos. Agora, só resta um rinoceronte fêmea no país. A morte de Tam deixa a espécie mais próxima da extinção.

O animal vivia no Santuário de Rinocerontes de Bornéu desde 2008, quando foi visto vagando por uma plantação de óleo de palma. No país, só restou a fêmea Iman, que vive há 5 anos no mesmo Santuário de Rinocerontes. Segundo estimativas, existem entre 30 a 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo.

Os rinocerontes-de-sumatra são as menores espécies de rinocerontes do mundo, chegando a medir cerca de um metro e noventa de altura e são os únicos rinocerontes asiáticos com dois chifres.

O Dicerorhinus sumatrensis está classificado como Criticamente em Perigo, na a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (em inglês, IUCN Red List ou Red Data List). A esperança para os conservacionistas está no uso da fertilização in vitro e na reprodução em cativeiro. Iman, por exemplo, não pode mais engravidar, mas ainda é capaz de produzir óvulos.

 

Leia Também

Da extinção dos rinocerontes

O desaparecimento do Rinoceronte-de-java

Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
6 de janeiro de 2014

Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN

Ela classifica o status de conservação das espécies. Na sua última versão, catalogou 63.837 espécies em 9 categorias de risco

Notícias
20 de fevereiro de 2015

O desaparecimento do Rinoceronte-de-java

Ele é o rinoceronte mais raro, menos conhecido e mais ameaçado do mundo. Com cerca de 60 animais, a população está em declínio.

Salada Verde
2 de dezembro de 2009

Da extinção dos rinocerontes

Enfraquecimento de medidas repressivas e corrupção elevam ameaças a populações exíguas no Zimbábue e África do Sul. Tudo alimentado por "tradições".

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Matéria confusa. Diz que morreu o último macho e só tem uma fêmea no país. Mas "Segundo estimativas, existem entre 30 a 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo." Então não está extinto.


  2. Matéria confusa. Diz que morreu o último macho e só tem uma fêmea no país. Mas "Segundo estimativas, existem entre 30 a 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo." Então não está extinto.


  3. joaquim diz:

    Será que é permitido colher material genético deste espécime, para , quando puder cloná-lo, trazendo-o à vida novamente???