Salada Verde

Morre o fotógrafo ambiental Rodrigo Baleia

“A minha história é o mundo natural”, assim dizia o fotógrafo e professor de 46 anos, que faleceu, na manhã de sábado (05), vítima de um infarto

Sabrina Rodrigues ·
7 de maio de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O fotógrafo ambiental Rodrigo Baleia. Foto: Alexander Lees.

Faleceu na manhã de sábado (05) o fotógrafo e professor Rodrigo Baleia, aos 46 anos, vítima de um infarto. Baleia é reconhecido pelo seu trabalho como fotógrafo ambiental, com inúmeros trabalhos publicados na National Geographic, colaborações junto ao Greenpeace, Gettyimages, Folhapress, Reuters TV e Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais.

Em 1991, Baleia e uma equipe de biólogos fundaram o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars). Sob suas lentes, o mundo pode observar o contraste entre a beleza e a destruição da Amazônia no trabalho publicado pelo jornal inglês, The Guardian, em janeiro de 2017. Com o título  “Beauty and destruction: the amazon rainforest in pictures” (Beleza e destruição: a floresta amazônica em fotos).

“A minha história é o mundo natural”, afirmou Baleia no vídeo abaixo, onde conta que o seu amor pela natureza foi influenciado pelo seu avô, e sua primeira máquina de fotografia foi dada pelo tio-avô, que o levava para fotografar:

Baleia deixa esposa e uma filha de 12 anos. Seu corpo foi cremado às 11h do domingo (06) no Cemitério São Miguel e Almas, na capital gaúcha.

 

Leia Também

Meio ambiente perde um dos seus maiores fotógrafos

A Fotografia de Natureza perde Luiz Claudio Marigo

Comunidade ambiental perde a jornalista Teresa Urban

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
27 de junho de 2013

Comunidade ambiental perde a jornalista Teresa Urban

Precursora do jornalismo ambiental, dona de vasta carreira, militante e autora de de 21 livros, ela faleceu na noite desta quarta-feira.

Notícias
3 de junho de 2014

A Fotografia de Natureza perde Luiz Claudio Marigo

Fotógrafo sofreu enfarto dentro de um ônibus que passava em frente ao Instituto Nacional de Cardiologia, que negou atendimento médico

Notícias
27 de novembro de 2017

Meio ambiente perde um dos seus maiores fotógrafos

Haroldo Palo Jr faleceu no sábado (25) em decorrência de um infarto. O naturalista e documentarista brasileiro deixa uma vasta obra que vai de fotografias a filmes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Luciana Villamaina diz:

    UMA SENSIBILIDADE COMO POUCOS. UM POETA DA NATUREZA. UMA ALMA MUITO ESPECIAL…FEZ DIFERENÇA.